ACHMG

Baependi

Região das manifestações

História e Palavra do Prefeito

História de Baependi

 

As primeiras referências sobre o território que atualmente compreende o município de Baependi datam dos primeiros anos do século XVII.

Quanto ao povoamento,uma antiga tradição diz que, em 1692, Antonio da Veiga, seu filho João da Veiga e Manuel Garcia partiram de Taubaté rumo ao sertão para captura de silvicolas.Depois, atraídos pela notícia da descoberta de ouro naquelas paragens, outros colonizadores começaram uma pequena povoação, a que denominaram Baependi.

Sabe-se que entre os primeiros povoadores estão Tomé Rpdrigues do Ó e sua esposa.

Tomé construiu uma casa no local denominado “Engenho”e ergueu uma capela sob a invocação de N.Srª. do Montserrat e, é por isso considerado o fundador da cidade.

Com seu falecimento em 1741, suas terrar foram divididas em glebas entre seus filhos.

Uma das filhas de Tomé Rodrigues, e seu marido fizeram doasção do terreno da Freguesia de Santa Maria de Baependy, onde foi edificada a Matriz de N.Srª.do Montserrat.

A denominação freguesia, do ponto de vista eclesiástico, significava povoamento, e Baependi já era paróquia desde 1723.

Em 1814 o arraial foi elevado à categoria de vila COM DENOMINAÇÃO DE Santa Maria de Baependy.

Em 1855 foi criada a Comarca de Baependi, da qual também faziam parte Aiuruoca e Cristina.

A emancipação político-administrativa aconteceu em 2 de maio de 1856, quando Baependi foi elevada à categoria de cidade.

A origem do topônimo Baependi é controvertida.Em antigos roteiros, documentos e notadamente nas primeiras cartas de sesmarias, o nome aparece grafado como “Maependi ou Maependy” que, segundo alguns, seria o som do vocábulo dito na língua

Tupi: bárbara e bela.

O nome tem outras versões. Dentre as várias versões para o nome Baependi, a que foi disseminada e a de cunho mais popular é a que traz a tradução: “ Que Gente é a Tua?”.

Palavra do Prefeito

 

Amigo Visitante,

É com imenso prazer que o  recebemos em nossa cidade. Você está conhecendo uma das mais antigas cidades de Minas Gerais,terra de Nhá Chica e de um povo acolhedor e festeiro.

Baependi é uma cidade com grandes atrativos naturais,temos mais de 56 belíssimas cachoeiras catalogadas, onde o turista pode desfrutar de cenários paradisíacos  e praticar

diversos tipos de esportes de aventura.Temos também um rico patrimônio histórico com destaque para a Igreja Matriz de Nª.Srª.do Montserrat.

Merece atenção especial uma visita ao Santuário de Nª.Srª da Conceição,onde você encontrará o túmulo de Nhá Chica,o memorial , e ao lado,  a Casa onde ela morou.

Vale a pena também fazer uma visita à Usina Ribeirão,tombada pelo patrimônio e em pleno funcionamento.

Outro grande destaque em Baependi é o rico artesanato feito de bambu,palha de milho,taboa e madeira de café.

Baependi tem uma vasta agenda de eventos com destaque para a Semana Santa, com mais de 200 anos de tradição, onde é encenada na 5ª feira a Paixão e Morte de Jesus Cristo, pelas ruas da cidade, considerado um dos maiores teatros ao ar livre.Outros eventos que merecem destaque são: Carnaval, Aniversário da Cidade, Corpus Christi,Aniversário de Morte Nhá Chica, Festiva Cante & Conte Festa da Padroeira, Jornada Cultural, Festa de abertura Natal e Réveillon entre outros, sem esquecer o Tradicional Forró na Praça que é realizado todos os sábados e domingos.

Venham para Baependi, estamos te esperando de braços abertos.

Um abraço!

Efraim lemos Abreu
Prefeito Municipal