ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1

Baependi

Região das manifestações

Publicada em: 19 de abril de 2018

Festival Gastronômico Baependi


A cidade sulmineira de Baependi, situada nas Terras Altas da Mantiqueira e pertencente ao Circuito das Águas, conta um pouco de sua história por meio do Festival Gastronômico Sabores & Causos, que acontecerá na cidade entre os dias 25 e 26 de maio.

O Festival na verdade é um resgate da culinária local, focada nas famílias que vivem na área rural, e tem como objetivo central valorizar a gastronomia e a cultura do município, com a elaboração e comercialização de pratos típicos da culinária raiz. O Festival conta ainda com apresentação de contadores de causos e artistas regionais, reforçando a identidade da comunidade do município, promovendo a integração de todos de uma forma leve e descontraída.

Os pratos servidos são elaborados por famílias de agricultores rurais, que apresentam pratos tipicamente caipiras utilizando 100% dos ingredientes produzidos ou cultivados por elas, tendo como base ingredientes que resgatam a tradição da culinária mineira, consumidos tradicionalmente no interior, como leitoa, verduras, legumes, frango caipira, doces em compotas, cachaça e queijos.

O Festival tem a duração de dois dias, sendo realizado na praça central da cidade, principal ponto de encontro das comunidades. O evento possibilita ao público uma experiência gastronômica que os remeterá as suas raízes e tradições familiares de seus antepassados.

O Festival Gastronômico Sabores & Causos já está em sua segunda edição. A primeira edição do evento foi de grande relevância, devido ao fato de ter gerado renda para as famílias dos produtores e aumentado consideravelmente o fluxo de visitantes para a cidade, movimentando a economia local e o setor de alimentos e bebidas.

No primeiro ano o Festival teve apoio de vários parceiros, como da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, o Circuito Turístico das Águas, Emater, Banco Sicob Credivar e a Frente da Gastronomia Mineira, que enviou o Chef Eduardo Avelar, que ministrou uma aula demonstrativa que foi extremamente útil para os participantes, ensinando um prato fácil e sofisticado, mostrando que é possível transformar alimentos simples em pratos delicados e cheios de sabor, exaltando as raízes mais profundas da verdadeira culinária mineira.