ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1

Baependi

Região das manifestações

Publicada em: 17 de maio de 2018

Festival Gastronômico Sabores & Causos


O Festival Gastronômico Sabores & Causos trata-se de um evento que tem como principal objetivo valorizar a gastronomia e a cultura da roça, através da elaboração e comercialização de pratos típicos que resgatem a culinária raiz, e ainda, apresentação de contadores de causos e artistas regionais, afim de fortalecer a identidade da comunidade rural, promovendo a integração de todos de uma forma divertida e descontraída.

Os pratos servidos são elaborados por famílias de agricultores rurais, que apresentam pratos tipicamente caipiras utilizando 100% dos ingredientes produzidos ou cultivados por essas mesmas famílias, tendo como protagonistas ingredientes que resgatem a tradição da culinária mineira, consumidos tradicionalmente na roça, como leitoa, verduras, legumes, frango caipira, doces em compotas, cachaça, queijos e outros.

O Festival é realizado em dois dias na praça central da cidade, principal ponto de encontro da comunidade.

O público alvo do evento é a comunidade local, visitantes da região e turistas .O evento possibilita ao público  uma experiência gastronômica que os remeterá as suas raízes e tradições familiares de seus antepassados.

O Festival Gastronômico Sabores & Causos já está em sua segunda edição. A primeira edição do evento foi grande relevância, devido ao fato ter gerado renda para as famílias de produtores rurais e aumentado consideravelmente o fluxo de visitantes para a cidade, movimentando a economia local e o setor de alimentos e bebidas.

No primeiro ano o Festival teve apoio de vários parceiros como a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, o Circuito Turístico das Águas, Emater, Banco Sicob Credivar e a Frente da Gastronomia Mineira, que enviou o Chef Eduardo Avelar, que ministrou uma aula show extremamente útil para os produtores rurais, ensinando um prato fácil e sofisticado, mostrando que é possível transformar alimentos simples em pratos delicados e cheios de sabor, exaltando as raízes da culinária mineira.

A realização do evento proporciona as famílias de produtores rurais, a oportunidade de renda extra, e ainda contribui para que essas famílias aperfeiçoem seus talentos culinários, reinventem uma nova forma de cozinhar os mesmos elementos cotidianos e os transformar em pratos sofisticados, porém sem perder a sua tradição e cultura do campo.

Valorizar a culinária como elemento cultural da cidade, usando a gastronomia para promover Baependi como destino turístico, além de ampliar e socializar o conceito da gastronomia, é o principal objetivo do evento.

Ao fim do evento esperamos atingir especificamente uma maior geração de renda para as famílias de produtores rurais envolvidos diretamente, de modo que eles possam enxergar a gastronomia como possível fonte de renda extra e, ainda movimentar a economia local e alavancar o setor de alimentos e bebidas.

Objetiva-se ainda que com a repercussão do evento, o município possa captar, promover e impulsionar sua economia por meio da publicidade e propaganda gerada.