ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1

Catas Altas

Região das riquezas

Publicada em: 29 de junho de 2018

Santuário do Caraça: queijo, gastronomia e artesanato!


O Santuário do Caraça é um dos lugares que eu mais amo em Minas Gerais! É incrível como sinto paz e tranquilidade quando passeio por lá. Na minha primeira visita fiz algumas trilhas, admirei a arquitetura e visitei a Catedral, o Museu e a Biblioteca (veja aqui).

Dessa vez, a convite da Circuitos Turismo, agência de turismo receptivo de Catas Altas, nós fomos conhecer um pouco da riqueza gastronômica do Santuário. Visitamos o local onde eles produzem queijos, passamos pela horta orgânica, pelo empório e pelo restaurante.

Quanta coisa boa encontramos por lá!

Os queijos estão sob responsabilidade do Gersino, que informou que na fabricação usa apenas pingo, coalho, sal e amor! Eles fabricam meia cura e curado, ambos muito saboroso…



Preparativo



Meia Cura



Curado – 23 dias.

A horta orgânica está sob o comando do Padre Gonzaga, e é de lá que eles tiram todas as verduras e folhas que servem nas refeições dos hóspedes e visitantes.



Muito lindo…

 


E a hora tem essa vista!

Lá também tem a própria padaria e eles fazem biscoitos maravilhosos que vendem no Empório. Eles também fabricam hidromel, a bebida alcoólica mais antiga do mundo.

Foi maravilhoso conhecer as pessoas que trabalham por lá e perceber o quanto elas sentem orgulho e alegria em fazer o que fazem.

 




Ah, recomendo que quando forem passear por lá tirem um tempinho para ver os artesanatos que eles vendem. São lindos… Eu comprei um jogo de madeira para meu sobrinho e tenho certeza que ele vai amar! Também fiquei babando na boneca de palha e nos passarinhos.

 





Depois de todos os passeios nós almoçamos no Restaurante, que agora está sob comando da Grazielle Dutra, que comandava a cozinha do Cateretê Bistrô, um dos melhores restaurantes que já fomos na vida. Ela está cuidando muito bem de tudo e levando toques especiais para a cozinha do Caraça.

Para hóspedes o almoço é incluso, para visitantes é R$ 28,00 com tudo incluído e buffet à vontade. Sabe comida simples, mas bem feita e com sabor de casa de vó? É exatamente isso que você vai encontrar por lá!





Que delícia de dia… Depois do almoço demos uma voltinha ao redor da Catedral e aproveitamos a vista que é indescritível.

Infelizmente não dormi por lá e não tive a oportunidade de ver o Lobo Guará, mas pretendemos fazer isso em breve, porque o lugar tem muita coisa a ser explorada e quero contar mais por aqui.





Recomendo fortemente esse passeio. É muito pertinho de BH e vale a pena demais!

Informações Importantes:

Santuário do Caraça – Estrada do Caraça, km 9, Catas Altas – MG

Telefone: (31) 3837-1939

Site: http://www.santuariodocaraca.com.br

Para passeios guiados, entre em contato com a Circuitos Turismo: (31) 9 8621 9421. Rua da praia, 128, Centro- Catas Altas.

Fotos: Fernando Ruiz/Equipe Coisas de Mineiro