ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
1

Conceição do Mato Dentro

Região das histórias

Publicada em: 30 de julho de 2018

Festa de nossa senhora do rosário é registrada como patrimônio imaterial de CMD


No próximo dia 18 de agosto serão coroados reis da 289ª Festa de Nossa Senhora do Rosário, o estudante Marques Orlando de Souza, 19 anos, e Maria Isidoro de Lima Oliveira, a Neném do Baía. Apesar do pouco tempo para preparar o festejo, já que normalmente a coroação acontece no início do ano, os dois estão muito animados e já contam com a mobilização da comunidade. “Quem faz a festa não é um rei ou rainha, mas as pessoas”, disse Marques. O tríduo da Festa de Nossa Senhora do Rosário vai de 29 a 31 de dezembro deste ano e no dia 1º de janeiro de 2019 acontece a grande festa.

Marques e Neném do Baía assumem a frente dos festejos no ano em que a Festa de Nossa Senhora do Rosário é registrada como Patrimônio Imaterial do Município. O Decreto nº 035/2018 foi assinado pelo prefeito Zé Fernando, garantindo que o evento seja resguardado pela Lei Municipal nº 1965, de 31 de agosto de 2009, que estabelece normas de proteção do patrimônio cultural imaterial de Conceição do Mato Dentro. “Fica decretada sob a proteção especial do Poder Público Municipal a Festa de Nossa Senhora do Rosário, por se constituir uma das mais expressivas celebrações de manifestação cultural do município”, diz trecho do decreto assinado pelo prefeito.

O registro da festa como patrimônio imaterial foi proposto pelo Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural de CMD, encontrando apoio imediato da administração municipal. O processo de registro do evento demandou um grande trabalho de pesquisa e documentação, somando 180 páginas. A preocupação principal é garantir que a tradição seja mantida e a história preservada.

CONTAS PARA CONTRIBUIÇÕES*

CAIXA
Conta: 25850-9
Agência: 2277
Operação: 13

BANCO DO BRASIL
Conta: 32737-9
Agência 0591-6
Variação: 51

*As contas são conjuntas em nome do rei Marques Orlando de Souza e da rainha Maria Isidoro de Lima Oliveira. Caso seja feita transferência, deve-se informar o CPF 114.617.326-11

MAIS INFORMAÇÕES
(31) 98365-8145

RELIGIOSIDADE SERÁ O DESTAQUE DA 289ª FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
O estudante Marques Orlando de Souza, que irá assumir como o rei da 289ª Festa de Nossa Senhora do Rosário, no próximo dia 18 de agosto, sábado, conta que seu plano era assumir a coroa em 2021, mas como não havia aparecido nenhum candidato até o meio do ano, ele acabou encarando o desafio. “Na missa do dia 8 de julho passado, foi anunciado que ainda não havia rei nem rainha e que a igreja assumiria a realização do festejo para manter a tradição. Eu encontrei a Neném do Baía na escada da igreja e perguntei se ela aceitaria ser a rainha comigo e agora estamos juntos nesta empreitada”, declarou Marques. O estudante ressalta que o objetivo é ajudar a resgatar o verdadeiro propósito da festa, com mais religiosidade e menos ostentação. “As atividades são definidas juntas com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, mas já estamos contando com o trabalho voluntário para a preparação dos doces e também buscando apoio do Poder Público e das empresas em Conceição do Mato Dentro. Destaco, no entanto, que a festa só existe se a população participar, principalmente com sua presença”, disse Marques.

Diante da proibição de frequentar a matriz de Nossa Senhora da Conceição, erguida no início do século XVIII e que daria nome ao município, os negros construíram a Capela de Nossa Senhora do Rosário para que pudessem exercer sua fé. A igreja do Rosário foi erguida de 1728 a 1730. A Festa de Nossa Senhora do Rosário, conforme pesquisas, teria iniciado em 1789. Em seus primórdios, os reis festeiros eram negros membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, sendo escolhidos por meio de eleição. No século 20, passou a ser realizado sorteio do rei e rainha. Não é sabido quem foram os primeiros reis festeiros brancos da Festa de Nossa Senhora do Rosário, mas a história contada diz respeito a um homem de posses que faz uma promessa a Nossa Senhora do Rosário em troca da cura de sua filha.


O estudante Marques Orlando de Souza irá assumir como o rei da 289ª Festa de Nossa Senhora do Rosário
CRÉDITO DA FOTO: Divulgação