ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
1

Conceição do Mato Dentro

Região das histórias

Publicada em: 9 de setembro de 2018

Mercado Municipal de Conceição do Mato Dentro Agora tem Loja do Queijo


Conceição do Mato Dentro ganhou a Loja da AMPAQS - Queijo Minas Artesanal , instalada no Mercado Municipal Maurílio Lages. Além das delícias do queijo maturado, a loja traz queijo fresco, cachaça e outras bebidas, condimentos, quitandas e doces. Tudo artesanal e produzido pela família AMPAQS (Associação Municipal dos Produtores Artesanais do Queijo).
A Loja da AMPAQS - Queijo Minas Artesanal, que abriu as portas no último dia 27 de agosto, é fruto da união dos produtores, com o incentivo da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro. O objetivo é proporcionar aos conceicionenses e aos turistas o acesso aos produtos da terra, além de promover o queijo artesanal do município. “Estávamos perdendo esta tradição, mas resolvemos unir forças para manter a produção do queijo artesanal, que é mais um atrativo turístico que leva o nome de Conceição do Mato Dentro”, declarou o produtor Afrânio Lages Neto, o Netinho, membro da AMPAQS e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do município.

A AMPAQS foi criada no final do ano passado e tem como presidente a Nicinha, da Fazenda Córrego do Taboão, e a primeira do município a obter a Certificação para a produção de queijo. Por enquanto são 23 produtores associados, que se revezam, junto com o funcionário Geraldo, para atender na Loja do Queijo Minas Artesanal. Na manhã de quinta-feira, eram Netinho e Juvenal , conhecido como Tu Tapera, que atendiam na Loja do Queijo. Ambos cheios de histórias e orgulho dos seus produtos.
Eles ressaltaram o apoio do prefeito Zé Fernando para os produtores de queijo artesanal do município. Além de ceder o espaço do Mercado Municipal, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro tem incluído os produtores em todos os eventos do município, para que possam divulgar e comercializar suas mercadorias. Também agradecem à Technoserve e aos órgãos de assistência ao agricultor pela assessoria técnica que estão recebendo.

A LOJA DA AMPAQS - QUEIJO MINAS ARTESANAL ABRE OS SETE DIAS DA SEMANA DE 8H ÀS 19H.
Em dias de evento no Mercado Municipal e no Largo do Rosário, a proposta é ampliar o funcionamento.

CASA DO ARTESÃO ABRE AS PORTAS NO MERCADO MUNICIPAL MAURÍLIO LAGES
Começou a funcionar, na segunda-feira, dia 3 de setembro, no Mercado Municipal Maurílio Lages, a Casa do Artesão. Os produtos ainda estão chegando, mas já é possível encontrar vários trabalhos confeccionados pelos artesãos de Conceição do Mato Dentro, desde o tapete arraiolo a artigos de palha, madeira, tricô e crochê, camisetas. São opções para presentear amigos, parentes e a si mesmo. A Casa do Artesão é vizinha à Loja da AMPAQS - Queijo Minas Artesanal, que também abriu as portas nos últimos dias. Assim como a Loja do Queijo, a Casa do Artesão é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e a ASARTE (Associação dos Artesãos de Conceição do Mato Dentro). O local também vai funcionar todos os dias da semana. A Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico está prestando consultoria para a montagem da loja e o seu funcionamento.