ACHMG

Diamantina

Região das histórias

Publicada em: 23 de janeiro de 2017

Carnaval em Diamantina


Carnaval é de fato o evento carro chefe de Diamantina. Não é por acaso que aqui se reúnem foliões de todo o Brasil que sobem e descem as ladeiras da cidade natal de JK, durante os cinco dias de folia. Os preparativos para o Carnaval 2017 já começaram e este evento vem sendo pensado para agradar a todos.

“Faremos um carnaval espelho de uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, com o resgate do que nós somos: da nossa cultura, da nossa arte, da nossa música” – afirma o Prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque.

A Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Márcia Betânia Oliveira Horta adiantou que o carnaval já está na mesa do prefeito como uma das prioridades. Segundo ela, o evento será voltado para a valorização da tradição local que é grandiosa e, por sinal, o sustento do carnaval até os dias atuais.

Ações vêm sendo discutidas entre a Prefeitura, a Secretaria e parcerias. Márcia Betânia conta que haverá uma programação com grupos, bandas musicais, os tradicionais blocos caricatos e que a organização está sendo construída, portanto, aberta a sugestões. Garante ainda que serão apresentadas atividades envolvendo as bandas de música, inclusive dos distritos.

Márcia destaca que este será um carnaval diamantinense, respeitando a identidade construída ao longo dos anos e, mesmo com todas as dificuldades iniciais de gestão, o evento será realizado da melhor maneira possível e convida: “podem preparar suas fantasias (inclusive, as melhores serão premiadas) para curtirem a folia”.