ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1

Diamantina

Região das histórias

Publicada em: 11 de abril de 2019

Semana Santa em Diamantina e 20 Anos de Patrimônio Mundial


Guardas romanos, motetos, tapetes devocionais, toques de matracas e trocas de moedas são registros das tradições na cidade que completa 20 anos do Título de Patrimônio Cultural da Humanidade.


 

Diamantina, 22 de março de 2019 – No ano em que comemora 20 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO (1999-2019) a cidade de Diamantina, em Minas Gerais, faz um convite especial aos visitantes para conhecerem os elementos de cultura e religiosidade, que preservados por mais de três séculos, são recriados durante a Semana Santa.

 

Guardas romanos, motetos, tapetes devocionais, toques de matracas e trocas de moedas são registros das tradições de origens colonial e popular preservadas até hoje em Diamantina, as quais foram sendo incorporadas na Semana Santa ao lado dos cantos em latim, celebrações e procissões carregadas de beleza e emoção.

 

A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos e conta com momentos marcantes como a Bênção dos Ramos; o Ofício de Trevas; a Procissão do Encontro com a execução dos Motetos dos Passos; a encenação da Via Sacra pelas ruas do Centro Histórico; o Sermão do Descendimento de Jesus da Cruz e a Procissão do Enterro; encerrando-se no Domingo de Páscoa com a procissão do Santíssimo Sacramento que percorre os Tapetes Devocionais confeccionados com serragem pela comunidade e visitantes.

 

Uma das tradições mais antigas preservada em Diamantina é a Guarda Romana, que possui uma composição musical própria que marca a marcha e a evolução dos mais de 150 homens caracterizados como os antigos Romanos, que participam com destaque em vários momentos da Semana Santa.

 

Outra tradição é a confecção do Tapete Devocional com serragem colorida para a passagem da Procissão do Santíssimo Sacramento. Com certeza esse é o momento de maior participação e interação entre a comunidade e os visitantes que se dispõe de forma voluntária a recriar a tradição de origem portuguesa que saúda o Jesus Vivo. Na Semana Santa de 2019 a confecção dos tapetes terá início às 20 horas, em frente à Catedral Metropolitana de Diamantina.

 

Diamantina também faz o convite para que os turistas conheçam as áreas naturais como o parque Estadual do Biribiri, as cachoeiras dos Cristais e da Sentinela, a Vila do Biribiri, a Gruta do Salitre; para que visitem os espaços culturais como a Casa da Glória, o Museu dos Diamantes e o Mercado Velho; e para que desfrutem da boêmia oferecida nos bares e restaurantes com excelentes serviços e gastronomia.

 

Diamantina convida você para vivenciar a Semana Santa!

 

 

 

 

Serviço

Semana Santa em Diamantina e 20 Anos de Patrimônio Mundial

Data: 14 a 21 de abril de 2019

Créditos das Imagens: Prefeitura de Diamantina

Informações: Diretoria de Cultura e Ação Cultural | SECTUR

Endereço: Praça Antônio Eulálio, 53, Centro

Contatos: (38) 3531-9537 | acaoultural@diamantina.mg.gov.