ACHMG
0
0
0
0
1

Itabirito

Região das artes

Publicada em: 16 de janeiro de 2017

Itabirito Folia 2017


Carnaval 2017 em Itabirito terá novos espaços e mais organização para os foliões


Praça da Estação vai receber edição especial da Feira Experimente e Praça dos Inconfidentes vai abrigar os trios elétricos, mas as ruas da cidade continuarão com blocos e shows gratuitos




Faltam 40 dias para o início do Carnaval em Itabirito e, além de muito confete e serpentina, a folia em 2017 vem repleta de novidades. Para as festividades deste ano a Prefeitura vai promover mudanças no intuito de ampliar o número de espaços onde a festa acontece, além de deixar a programação mais diversificada e organizada. As atrações tradicionais continuam a fazer parte da folia, como o desfile dos blocos de chão nas ruas do Centro da cidade, mas este ano a festa vai chegar à Praça dos Inconfidentes e voltar à Praça da Estação.

 

A Praça da Estação, mais do que um novo palco para a alegria, vai abrigar um estilo musical diferente do que a cidade está acostumada: o rock. No local vai acontecer uma edição especial da Feira Experimente, evento que reúne cerveja artesanal, gastronomia e atrações de rock, blues e estilos semelhantes. A Feira acontece periodicamente no Jardim Canadá, em Nova Lima, e reúne a cada edição centenas de aficcionados por boa cerveja, comida e música. Pela primeira vez o evento sairá do lugar de origem e será justamente para integrar as atrações do Carnaval de Itabirito.

 

“A feira vai acontecer no estacionamento da Praça da Estação e fica sendo uma opção diferente e de muita qualidade na nossa programação. Também na Praça teremos um espaço kids, onde as crianças terão muitas atividades, como oficinas, brincadeiras e um baile infantil”, explica o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney Figueiredo. Durante a feira, que acontece de sábado a terça-feira, das14h às 23h, o palco do rock também terá espaço para atrações de samba de raiz. A entrada é gratuita.



A Praça dos Inconfidentes, por sua vez, vai receber atrações já bastante conhecidas do folião itabiritense. O local será a nova casa dos trios elétricos, que nas edições anteriores circulavam pelas ruas da cidade. A mudança para a Praça dos Inconfidentes foi uma exigência dos próprios donos de trio, que se organizaram em forma de associação para levar a demanda à Prefeitura. Para Leandro Leite, vice-presidente do bloco Piratas, no novo espaço será possível organizar melhor a festa e garantir mais segurança aos participantes.

 

“A gente quer trazer mais conforto e segurança para os foliões no Carnaval. O bloco dos Piratas já defendia essa ideia desde 2014 e, inclusive, ficamos sem sair nos últimos três anos por achar que o desfile na rua não estava legal. Creio que a mudança gera desconfiança, mas uma vez que as pessoas conhecerem o novo espaço vão curtir bastante”, afirma.

 

Na Praça dos Inconfidentes os foliões terão estrutura de banheiros, bares e barraquinhas de comidas de forma mais organizada. No espaço, será montado um circuito no qual todos os trios vão circular, de forma alternada, todas as noites. A Praça será dividida em pista, para quem quiser acompanhar os trios, e em espaços Vips de cada bloco, que contarão com banheiros e bares exclusivos e terão acesso liberado apenas para quem adquirir os abadás dos blocos.

 

Quem não quiser comprar um abadá poderá comprar um passaporte para curtir a festa na pista. O valor do passaporte que dá direito à entrada na Praça nos cinco dias de evento será de R$30 no primeiro lote. Outras informações podem ser acessadas no facebook ou instagram da Associação de Blocos Carnavalescos da Cidade de Itabirito. A página dá acesso também às redes sociais de cada um dos trios que integram a associação.



Carnaval tradicional garantido

 

Enquanto Itabirito ganha novas opções de espaços e atrações para o Carnaval, os blocos que fazem parte da história da folia na cidade continuam a marcar presença na festa. A abertura oficial do Carnaval acontece somente na sexta-feira, dia 24 de fevereiro, mas desde a quarta (22-02) as ruas da cidade estarão tomadas. A primeira atração será o bloco Zé Pereira, que vai percorrer becos, ruas e vielas do Centro Histórico da cidade.

 

Pela primeira vez, o Zé Pereira vai bater seus tambores apenas no espaço do Centro Histórico, onde o grupo surgiu em Itabirito. É uma forma de valorizar a região, que passou por revitalização no ano passado. “Queremos que moradores e turistas se apropriem dessa região da cidade e conheçam o novo Centro Histórico, que ficou mais belo e aconchegante depois da revitalização”, explica Ubiraney Figueiredo. “Depois das intervenções, o Centro Histórico está se consolidando também como um polo gastronômico, uma vez que ganhou restaurantes de alto nível e bastante agradáveis, como o Divino, Uh Lugar, Delícias de Itabirito e a Peixaria. Será, portanto, um lugar agradável, com atrações tradicionais de carnaval e excelentes opções gastronômicas”, completa o secretário. Além do Zé Pereira, vai acontecer na quarta um baile com músicas tradicionais, como marchinhas.

 

Na quinta-feira é a vez do bloco Gaiola das Loucas tomar as ruas do Centro da cidade. Vestidos de mulher e esbanjando bom humor, os integrantes do bloco se concentram na esquina da Rua Emídio Quites e Avenida Queiroz Júnior e fazem um percurso até o Banco do Brasil. A alegoria que chama mais atenção é uma gaiola que acompanha o desfile, dentro da qual fica a grande vedete do grupo.



Muita folia gratuita a partir de sexta

 

A abertura oficial acontece na sexta-feira (24-02), com uma solenidade em frente à Prefeitura e a partir daí não faltarão opções de diversão para os foliões. O Carnaval de Itabirito estará dividido em circuitos para que cada um escolha a programação que mais lhe agrade. A Feira Experimente, na Praça da Estação, faz parte do Circuito Cervejeiro, já o desfile dos trios elétricos, na Praça dos Inconfidentes, integra o Circuito dos Trios e o desfile do Zé Pereira, na quarta, faz parte do Circuito Centro Histórico. O Circuito com maior número de opções, contudo, continua sendo o Circuito Central.

 

Como os foliões já estão acostumados, a região central da cidade não fará economia em opções. No dia de abertura vai acontecer o 34º desfile do Cordão da Velha na Avenida Queiroz Júnior e ao longo da programação outros blocos tradicionais vão tomar as ruas, como o Cordão da Nova, a Bandalheira, bloco Ré sem Dó, o Urucum, entre outros.

 

Além dos blocos, os foliões poderão contar com dois outros palcos no Circuito Central. No largo do Banco do Brasil estará instalado o Palco Folia, que agita o público jovem com músicas animadas, como axé, pagode e ritmos populares. Já no Largo Domingos Pereira fica o Palco Cores Vivas, que leva ao público uma opção um pouco mais leve, com samba de raiz e outros estilos ligados à Música Popular Brasileira (MPB).

 

Todas as atrações do Circuito Central são gratuitas, como de costume, e funcionam das 16h às 00h. No total, serão mais de 50 shows só nos palcos instalados para o Carnaval, considerando a folia em Itabirito e também nos distritos. A programação oficial e completa será divulgada em breve no site da Prefeitura.

 

Bandalheira sem rainha

 

Uma das atrações mais tradicionais e animadas do Carnaval de Itabirito é o Bloco Bandalheira, que tem mais de 60 anos de tradição. O bloco reúne centenas de pessoas fantasiadas das formas mais inusitadas e irreverentes e faz a alegria da folia. Este ano, contudo, a Bandalheira vai desfilar sem o seu maior personagem: o senhor Odely Morandini. Falecido no dia 02 de janeiro, aos 81 anos, Odely era o último dos fundadores da Bandalheira ainda vivo e certamente um dos mais irreverentes de todos que se fantasiam. Ele era Odélia, a rainha da Bandalheira e o símbolo maior de toda a alegria que o bloco representava.

 

“Bandalheira, para mim, é tudo. A cada ano faço uma fantasia diferente”, contou o senhor Odely, em entrevista à Prefeitura, no último carnaval. Mas se a morte de uma figura tão emblemática do carnaval é uma perda irreparável, na Bandalheira não vai valer perder o sorriso, pois esse era o espírito da “rainha” do grupo. Odely será homenageado no desfile da Bandalheira com um carro alegórico que trará um baú com algumas das fantasias que ele usou em carnavais anteriores, além de outros elementos que representam bem a alegria desse senhor tão festivo e contagiante.

 

Carnaval de circuitos

 

– Circuito Centro Histórico (somente na quarta)

 

– Circuito Central (palcos e avenida) – 16h às 00h (sexta a terça)

 

– Circuito de Trios – 21h às 04h – (sexta a terça)

 

– Circuito Cervejeiro – 14h às 23h (sábado a terça)

 

– Espaço Kids – 15h às 18h (sábado a terça)