ACHMG
0
0
0
0
1

Itabirito

Região das artes

Publicada em: 1 de dezembro de 2016

Natal Iluminado- Itabirito 2016


Ainda faltam algumas semanas para o Natal, mas o clima dos festejos vai invadir Itabirito a partir dos primeiros dias de dezembro. Com atrações culturais bastante variadas, o Natal Iluminado deste ano terá sua programação iniciada no dia 02 de dezembro. Neste dia, será inaugurada a decoração de natal da Praça da Estação, com direito a luzes e a Casa do Papai Noel. Para as crianças, será também dia de receber o Bom Velhinho, que fará um cortejo pela Avenida Queiroz Júnior, começando pelo Parque Ecológico, a partir das 17h30.

Até o dia 23 de dezembro, haverá atividades intensas, sobretudo nos fins de semana. Grupos musicais tradicionais da cidade farão apresentações especiais para o público, como o Grupo de Seresta Descendo a Ladeira, a Banda União Itabiritense e os corais Corais da Academia Libre Cantare e os Canarinhos de Itabirito. A programação completa do Natal Iluminado pode ser conferida no site da Prefeitura.

Um dos grandes destaques da programação do Natal Iluminado este ano será a Caravana da Coca-Cola. A empresa, que tem fábrica em Itabirito, vai trazer para a cidade a mesma estrutura de caminhões iluminados que será utilizada em Belo Horizonte. A caravana vai circular nas ruas de Itabirito no dia 15 de dezembro, com início na Avenida Queiroz Júnior, em frente à Antiga Delphi, às 19h30. O percurso da caravana será pela avenida principal, com retorno perto do Senai, parando na Praça da Estação, onde ficará até às 22h.

Este ano, devido ao momento econômico do país, a decoração e as programações do Natal Iluminado ficarão restritas à Praça da Estação e Praça Dr. Guilherme, principais locais de fluxo neste período. Nem as restrições econômicas, contudo, vão tirar o brilho do natal em Itabirito. “O encantamento do Tempo de Natal toma conta das famílias, as crianças e adolescentes aproveitam mais os espaços públicos motivados pela decoração natalina e os festejos artísticos embalam também as emoções das famílias e dos turistas da região, que aproveitam a diversidade do comércio de Itabirito e promovem suas compras por aqui”, afirma o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney de Figueiredo Silva.

Bom para a economia

Além de ser uma importante estratégia para renovar o espírito natalino em Itabirito, o Natal Iluminado também ajuda a reforçar o comércio local. “O Natal Iluminado de Itabirito é também uma estratégia comercial para viabilizarmos e fomentarmos a geração de renda e novas frentes de trabalho ainda que temporárias na cidade. Em tempos de retração econômica pais afora, é bastante prudente a junção de forças entre os segmentos do comércio, indústria e poder público para que o dinheiro produzido pela força de trabalho itabiritense circule e se multiplique por aqui”, afirma Ubiraney.

O Natal Iluminado é realizado pela Prefeitura em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Agência de Desenvolvimento Econômico de Itabirito (Adesita), Sindicato do Comércio Varejista de Itabirito (Sincovita), Associação Comercial e Empresarial de Itabirito (Acei).

Cravista renomado na programação

Além de artistas tradicionais da cidade, a programação do Natal Iluminado contará com um músico reconhecido nacional e até internacionalmente. Natural de Belo Horizonte, o cravista Antonio Carlos de Magalhães é coordenador do Programa Segunda Musical da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e organizador do Natal da Assembleia, que acontece no início de dezembro, na capital mineira. Antonio Carlos tem um grande currículo como cravista, com prêmios, CDs e DVDs gravados, participação em filmes e novelas, além de turnês nacionais e internacionais. Ele se apresenta em um concerto de cravo e voz, no dia 22 de dezembro, ao lado do cantor e secretário municipal, Ubiraney de Figueiredo Silva.