ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1

Itapecerica

Região das manifestações

Publicada em: 15 de abril de 2019

Cidades Históricas visita a Semana Santa em Itapecerica




O Cidades Históricas de Minas hoje te levar para conhecer a bela Semana Santa de Itapecerica, capital cultural do centro-oeste mineiro, e que fica a 180km de Belo Horizonte.  Vizinha a Divinópolis, Itapecerica é uma joia rara mineira, por isso conhecida como Cidade das Rosas. O Setenário das Dores de Nossa Senhora e a Semana Santa são marcados pela tradição viva na tricentenária cidade. É surpreendente e emocionante a manifestação religiosa popular, que marca os cortejos e procissões, e a imensa bagagem histórica e cultural expressa pela música sacra da bicentenária Corporação Musical Nossa Senhora das Dores e seu coro. A contemplação, a liturgia, os toques dos sinos e as imagens sagradas compõem todo um cenário barroco em Itapecerica.

Desde meados do século XVIII a Semana Santa é realizada com a mesma estrutura e roteiro, obedecendo sempre às adaptações litúrgicas determinadas pela Igreja. Na cidade foram se formando características muito peculiares da Semana Santa ao longo dos séculos, o que se verifica na maneira de celebrar o Setenário, na ordem e no estilo das procissões, nas músicas, nos toques dos sinos e nos ritos. Um dos destaques das celebrações em Itapecerica é a música sacra, visto que a cidade é, tradicionalmente, um verdadeiro celeiro de músicos.

Para saber mais sobre Itapecerica, visite o portal: www.itapecerica.mg.gov.br. Ou entre em contato com a Secretaria de Cultura do município, pelo telefone: (37) 3341-1750.