ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1

Itapecerica

Região das manifestações

Publicada em: 1 de agosto de 2018

Prefeitura de Itapecerica inaugura Monumento às Culturas Populares “Geralda Pio”


A Prefeitura de Itapecerica, por meio de recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Fumphac), inaugurará no dia 03 de agosto, o Monumento às Culturas Populares “Geralda Pio”, em homenagem a todas as pessoas que contribuíram para a realização da Festa do Rosário em Itapecerica, que em 2018, completa 200 anos de história.

Para o prefeito de Itapecerica Wirley Reis, Teko como é carinhosamente chamado, "o Reinado é a maior manifestação cultural itapecericana, que nasce em nossas casas e apresenta a verdadeira tradição do município". Para ele, "Geralda Pio foi escolhida para a homenagem por ser uma mulher negra, simples, que por muitos anos percorreu as ruas de nossa cidade para bem representar a cena da abolição da escravatura no Brasil. Com seus guizos, seus colares, seus salamaleques, Geralda Pio sabia como ninguém reviver com fidelidade a dor de seus antepassados no capítulo mais triste da história brasileira – a escravidão. Ela foi uma grande itapecericana, de muita fé, que participava de todas as manifestações religiosas e culturais do nosso município. Assim sendo, quero que sejam representados em sua figura todos aqueles que contribuíram para a realização do Reinado do Rosário de Itapecerica nesses 200 anos".

A escultura em bronze e em tamanho natural, é de autoria do artista plástico congonhense Luciomar Sebastião de Jesus. O monumento ainda é composto por um pilão, uma mão de pilão, dois bastões cruzados, uma coroa e uma placa com dizeres em recortes, seguindo a temática estética e histórica do Reinado do Rosário.

Participe das festividades dos 200 anos da Festa do Rosário em Itapecerica!