ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1

Januária

Região das histórias

Publicada em: 30 de setembro de 2018

Cavalhadas de brejo do Amparo de hoje até domingo


Estrutura e ornamentação pronta para iniciar, nesta sexta-feira (28/09) até domingo (30/09), uma das maiores festa social, cultural e religiosa do Norte de Minas, a tradicional festa de Cavalhadas, no centenário distrito de Brejo do Amparo. Realizada em conjunto pela Prefeitura de Januária, por meio da secretaria municipal de Turismo e Cultura, e comunidade brejina, liderada pelo vereador, Fabrício Promoções.

Contracenando com o evento principal, as encenações da Cavalhadas, no palco do circuito, na sexta-feira (28/09), Edmílson Batista e GG Rodrigues; sábado (30/09), Banda Ki fissura e Neto Lima; domingo (30/09) Sérgio e Rodrigo, todos com acesso gratuito para população.

Uma tradicional celebração portuguesa, as Cavalhadas teve origem nos torneios medievais, retratando o casamento do rei Carlos Magno com a rainha Florípedes, quando os aristocratas exibiam destreza e valentia. Um torneio que servia como exercício militar nos intervalos das guerras, lembrando as batalhas entre Cristãos e Mouros, onde nobres e guerreiros cultivavam a praxe da galantaria. As alcanzias, bolas de barro ocas cheias de flores e cinzas, eram jogadas no campo de batalha.

Os festejos tiveram inicio, no Brasil, a partir do século XVII, chegando ao Brejo do Amparo em razão da festa do Divino. Com o tempo, esta peça teatral, se tornou um dos maiores espetáculos do interior mineiro.