ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1

Januária

Região das histórias

Publicada em: 9 de outubro de 2018

JANUÁRIA CELEBRA ANIVERSARIO COM O POVO NA PRAÇA E MUITA CULTURA


Respirando cultura a cidade de Januária chegou aos 158 anos de emancipação político-administrativa em grande festa, com o povo nas tradicionais Praças Getúlio Vargas e Patrocino Mota, na orla do Cais da cidade, participando ativamente, na noite de quarta-feira (04/10), da “Festa dos Santos do Rio”, antecipada por razão das eleições no domingo, realizado de forma compartilhada pelo Sesc, integrado do Sistema Fecomércio/MG, e a Prefeitura de Januária, por meio da secretaria municipal de Turismo, e apoio da Colônia dos Pescadores, do Centro de Artesanato e a empresa Alma Barranqueira, integrante do projeto: “Sesc nas Festas Populares”.

Nesta mobilização sociocultural compartilhada, no cortejo vindo das águas do São Francisco os Santos, São Pedro e São Francisco, se encontrando no circuito com Nossa Senhora das Dores, padroeira de Januária, dando inicio à celebração religiosa conduzida pelo padre Gilberto fazendo lembrar, em sua homilia, que o rio São Francisco é fonte de vida, de poesia e de alegria.

Em seguida, apresentações de grupos das manifestações populares e tradicionais da cidade com musicas regionais pelo cantor Shokito. Os grupos locais que participaram da grande mobilização sociocultural foram os Reis do Boi/Comunidade de Brejo do Amparo, Folia de Reis/Comunidade de Traçadal, Folia de Reis/Comunidade Quilombola de Pé da Serra, Cavalhadas, Terno dos Temerosos, Terno das Rosas, Terno de Reis Lagoinha, A Vida é Bela, Terno de Reis dos Figueiredos, Dança de São Gonçalo, Reis das Ciganas, Folia de Reis do Riachinho, entre outras atrações.

Representando o prefeito e presidente da Associação Mineira dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS-, Dr. Marcelo Félix, o secretário, Sidney Olímpio, participou ativamente da organização e execução de histórico evento social, religioso e cultural de promoção e resgate das manifestações culturais do povo barranqueiro.