ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1

Januária

Região das histórias

Publicada em: 6 de outubro de 2018

RODADA DE CONVERSA EM DEFESA DO RIO SÃO FRANCISCO E PRATICAS CULTURAIS MOVIMENTOU JANUÁRIA


Interagindo com forças vivas da sociedade januarense por politicas sociais em defesa do rio São Francisco e resgate das praticas culturais do povo barranqueiro, na noite desta quarta-feira (03/10), no Centro de Artesanato, orla do Cais da cidade, com apoio da Prefeitura de Januária, por meio da secretaria municipal de Turismo e Cultura, o Sesc, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, realizou uma “Rodada de Conversa”, parte integrante do projeto “Sesc nas Festas Populares”, pela celebração dos 158 anos de emancipação politico-administrativa da cidade-mãe.

O intercâmbio de ações com o tema “A influência do Rio São Francisco nas Manifestações Populares e Tradicionais em Januária”. O encontro trouxe em seu eixo central o rio São Francisco e sua importância para Januária. Os aspectos sociais, econômicos e simbólicos que as águas do rio representam para região e a importância para tradição popular e manifestações que surgem tendo o rio como ponto de partida, chegada, inspiração e sustento. Momentos de reflexão e troca com base nos saberes populares e sua trajetória de resistência. Iniciativa mediada pelo professor, Carlos Cezar de Carvalho, e participação do educador e folclorista, João Damascena, e da pesquisadora Mercês Ambrósio.

O secretário, Sidney Olímpio, representando o prefeito e presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS -, Dr. Marcelo Félix, participou ativamente dando apoio a iniciativa ambiental e cultural.