ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1

Lagoa Santa

Regiao das tradições

Publicada em: 5 de janeiro de 2012

Festival de Cultura Regional


Festival de Cultura Regional – Memória e Identidades

O Festival de Cultura Regional cujo tema é “Memória e Identidades” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura com intuito do resgate das tradições populares, das memórias e dos saberes da população local na tentativa de fomentar e não deixar se perder as diversas manifestações que ainda resistem bravamente no nosso município. Em uma semana de intensas atividades, o festival prevê oficinas, mostras audiovisuais, exposições de fotografia e artes plásticas, recitais de contos e poesias, rodas de conversa, além de intervenções culturais e espetáculos artísticos, envolvendo a dança, o teatro, a música e as manifestações folclóricas, sempre voltadas para a preservação do Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do município e que privilegia e diversidade Cultural.

Quando falamos em Diversidade Cultural estamos nos referindo à multiplicidade de formas pelas quais as culturas dos grupos e sociedades encontram sua expressão. Tais expressões são transmitidas entre e dentro dos grupos e comunidades, se manifestando, também, através dos diversos modos de criação, produção, difusão, distribuição e fruição das expressões culturais, quaisquer que sejam os meios e tecnologias empregadas.

Já o conceito de Patrimônio indica herança na forma de bens materiais ou de manifestações culturais. Os bens culturais são as formas de expressão, os modos de criar, fazer e viver, as descobertas científicas e tecnológicas, as criações artísticas que só serão transformadas em patrimônio cultural, material ou imaterial, a partir do momento em que houver o reconhecimento e a identificação desses bens pela própria sociedade. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 216, define como Patrimônio Cultural Brasileiro “os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira (...)”. O conceito de Patrimônio Cultural implica, então, no reconhecimento da diversidade e da cidadania e, para que isso aconteça, deve haver o envolvimento de toda a sociedade num processo de educação patrimonial.

Em fim, ao propor o tema Memória e Identidades, o festival abre uma série de possibilidades de inserção dos conceitos de patrimônio, história e cultura e pode ser interpretado como o reconhecimento da premissa “conhecer para preservar”. A dinâmica cultural do povo expressa relações entre o passado, presente e o futuro da sociedade. Por isso, ela precisa ser pensada levando-se em conta a dialética entre a tradição e a inovação, sempre com a necessidade de constante interlocução entre os legados de nossas matrizes culturais fundadoras, as linguagens do campo artístico, as dinâmicas territoriais locais e as demandas dos cidadãos e cidadãs das diferentes faixas etárias, situações profissionais, condições de vida e opções religiosas, políticas e sexuais.

Período: Setembro
Local: Arredores do “Iate clube”, na orla da lagoa central