ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1

Lagoa Santa

Regiao das tradições

Publicada em: 5 de janeiro de 2012

Interconexão Cultural Arte na Praça


Interconexão Cultural é um programa cultural, criado em 2009, que vem, desde então, abrindo espaços itinerantes em cantos e espaços distintos para toda forma de expressão artística. Ele apóia toda a forma de expressão dos artistas que desejam mostrar seus talentos, fortalecendo a cultura local, e sua proposta vai muito além da mera realização mensal de eventos. Como seu próprio nome indica, sua meta é interconectar culturalmente idéias, pessoas e lugares em torno de debates e temas que contribuam para a construção uma prática cidadã ativa e consciente, por uma cidade justa e solidária.

Suas atuais vertentes são:

- Rock na Praça: Acontecem, em sua maior parte, no anfiteatro da Praça Dr. Lund e apresenta shows de bandas da cidade e região, com o intuito de promover a diversidade e apoiar as novas movimentações artísticas, sempre abraçando a idéia de interconectar culturas diferentes.

- Arte na Praça: Assim como o Rock na Praça, a maior parte das apresentações acontece no anfiteatro da Praça Dr. Lund e buscam levar aos espectadores o teatro e a dança, com o intuito de promover a diversidade cultural e apoiar as movimentações artísticas, fortalecendo a idéia de que essas duas expressões podem ser acessíveis a todos.

- Curta Cinema: Com a exibição em praças espalhadas pela cidade, esse projeto busca levar, aos vários bairros do município, a cultura do cinema. A cada história contada, através das imagens projetadas no telão, abre-se espaço para a contemplação do novo, trabalha a imaginação e a criatividade e desperta o olhar crítico, abrindo a mente para diferentes possibilidades.

- Lagoa Santa ao Luar: Sua proposta é ser uma oportunidade de intercâmbio cultural e artístico. Esse projeto traz para a cidade artistas que marcam e sinalizam as diferentes facetas da cultura popular brasileira.

- Minas ao Luar: O SESC Minas criou o projeto Minas ao Luar para resgatar e incentivar a tradição seresteira em todo o Estado, animar as noites mineiras e levar, aos mais diversos municípios, eventos de qualidade e bom gosto, promovendo a continuidade dessa bonita tradição. Por acreditar nesse projeto que a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura criou uma parceria com o SESC-MG, com o intuito de trazer para Lagoa Santa o Minas ao Luar e torná-lo, em nossa cidade, um momento para realizar troca de experiências, nascidas do encontro das diferentes culturas e expressões artísticas.