ACHMG

Lagoa Santa

Regiao das tradições

Informações e Dicas

Dicas

Principais Festas e Apresentações Culturais da Cidade

- Apresentação das Pastorinhas
Período: Dias 23, 24, 25, 26 de dezembro e 5 e 6 de janeiro.
Local:Várzea, Campo Belo, Palmital e Lapinha

- Arraiá das Argentinas (Festa tradicional do principal Distrito do município)
Período: Junho
Local: Lapinha
Realização: Irmãs Argentinas e Comunidade do Distrito da Lapinha

- Boi de São João
Período: Junho
Local: Várzea
Realização: Associação Cultural Irmandade da Pândega

- Encontro de Folias de Reis: reúne Grupos de Folia de Reis da Cidade e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Período: Fevereiro
Local: Várzea

- Festa da Folia de Reis: Apresentações dos grupos de Folia de Reis pelos bairros e distritos do município, aos finais de semana, desde o Natal, e na passagem do dia 5 para o dia 6 de Janeiro.
Período: De 01 a 20 de janeiro
Local: Várzea, Lapinha, Campo Belo e Palmital

- Festa da Padroeira Nossa Senhora da Saúde: Festa tradicional de Lagoa Santa, com 180 anos de existência. Essa festa é responsável por trazer para a cidade o maior número de fiéis e visitantes e é a que mais movimenta o município, com novenas e leilões.
Período: Dias 09 a 15 de agosto
Local: Centro da cidade

- Festa de Agosto: Como comemoração à Padroeira da Cidade, esse evento acontece simultaneamente à festa de Nossa Senhora da Saúde e apresenta uma grande estrutura de festa, com alimentação, entretenimento e grandes Shows de renome nacional e internacional
Período: Dias 11 a 15 de agosto
Local: Ginásio Poliesportivo

. - Festa de Nossa Senhora da Conceição: Festa tradicional da cidade.
Período: 08 de dezembro
Local: Morro do Cruzeiro

- Festa de Nossa Senhora do Carmo e Santana: uma das principais tradições do Município que reúne fiéis e visitantes de diferentes partes do Estado. Participação de guardas de Congado de todo o Estado.
Período: Julho
Local: Fidalgo, Lapinha e Várzea
Realização: Comunidade da Lapinha

- Festa de Nossa Senhora do Rosário
Período: terceiro final de semana do mês de setembro
Local: Lapinha
Realização: Guarda de Nossa Senhora do Rosário
- Festa de Santo Antônio
Período: Junho
Local: Lagoinha de Fora

- Festa de São Sebastião
Período: De 14 a 21 de janeiro
Local: Várzea, Palmital e Campinho

Horários de ônibus Belo Horizonte - Lagoa Santa - Belo Horizonte

Site do DER-MG: http://www.der.mg.gov.br/saiba-sobre/transporte-da-rmbh

Rodoviária Lagoa Santa: 3681-1166
Ponto final: Rodoviária de Belo Horizonte
Localização: Praça Rio Branco, nº 100 – Centro – Belo Horizonte
Contato: 3209-0658 (tel) / 3271-3000 (tel) / 3277-9506 (tel) / 3277-4522 (fax)

Cursos de Capacitação

Em parceria com o SENAC - MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Minas Gerais), SEBRAE - MG (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais) a ACE (Associação Comercial e Empresarial de Lagoa Santa), a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura promoveu e promove inúmeros cursos gratuitos de capacitação profissional.
Para acompanhar os cursos em andamento é só entra em contato no 3688-1390.

Geoeconomia

Dados Geográficos

Latitude e longitude: -19° 36’ 37” / 41° 24`23”
População total: 52.520HB
Área total do município: 23º KM²
Distrito: Lapinha e Lagoinha de Fora
Municípios limítrofes: Vespasiano, Confins, Santa Luzia, Pedro Leopoldo,
Jaboticatubas

Distância de Lagoa Santa de outras cidades

Pedro Leopoldo: 22km
Belo Horizonte: 35 km
Sabará: 55km
Sete Lagoas: 54km
Codisburgo: 105 km
Conceição do Mato Dentro : 106 km
Congonhas: 117 km
Ouro Preto: 140 km
São João Del Rey: 222km
Tiradentes: 227 km

Distância de Lagoa Santa de outros estados
Rio de Janeiro / RJ: 478 km
Vitória / ES: 539km
São Paulo / SP: 619 km
Brasília / DF: 722 km
Salvador / BA: 1335 km
Campo grande / MS: 1369 km

Aeroporto Internacional Tancredo Neves

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves - Confins, está localizado nos municípios de Confins e Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, a 38 km do centro da capital de Minas Gerais.

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves concentra em suas instalações sistemas de avançada tecnologia, um terminal de carga aérea totalmente automatizado, pista de pouso com 3000m x 45m dotada de equipamentos para pouso de precisão e todos os demais auxílios às operações aeronáuticas.

O aeroporto está localizado em uma região famosa por seu importante acervo científico-cultural, que compreende as descobertas paleontológicas e arqueológicas, como, por exemplo, o mais antigo crânio de ser humano das Américas, que recebeu o apelido de “Luzia”. Com cerca de 11, 5 mil anos, o crânio foi encontrado no sítio da Lapa Vermelha, localizado a cerca de 2.700m da cabeceira 16 da pista principal de pouso e decolagem do aeroporto.

Localização: Rodovia MG 10, Km 39 - Lagoa Santa

Contato: 3689-2700 (tel) / 3689-2090 (fax)

Fonte: http://www.infraero.gov.br/index.php/br/aeroportos/minas-gerais/aeroporto-de-tancredo.html

Política de Preservação

O que é o Patrimônio Cultural

A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece que o poder público, com a cooperação da comunidade, deve promover e proteger o "patrimônio cultural brasileiro". Dispõe ainda que esse patrimônio é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, como sejam:

• as formas de expressão

• os modos de criar, fazer, viver;

• as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

• as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

• os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Esses bens materiais e imateriais que formam o patrimônio cultural brasileiro são, portanto, os modos específicos de criar e fazer (as descobertas e os processos genuínos na ciência, nas artes e na tecnologia); as construções referenciais e exemplares da tradição brasileira, incluindo bens imóveis (igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos) e bens móveis (obras de arte ou artesanato); as criações imateriais como a literatura e a música; as expressões e os modos de viver, como a linguagem e os costumes; os locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral, assim como as paisagens e as áreas de proteção ecológica da fauna e da flora.

Quando se preserva legalmente e na prática o patrimônio cultural, conserva-se a memória do que fomos e do que somos: a identidade da nação. Patrimônio, etimologicamente, significa "herança paterna" - na verdade, a riqueza comum que nós herdamos como cidadãos, e que se vai transmitindo de geração a geração.

O tombamento de bens culturais

Tombar alguma coisa de acordo com normas legais, equivale a registrar, com o objetivo de proteger, controlar, guardar. Tombamento, também chamado tombo, provavelmente originado do latim tomex, significa inventário, arrolamento, registro. O tombamento de bens culturais, visando a sua preservação e restauração, é de interesse do estado e da sociedade.

A Constituição do Brasil determina a proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro. Para estabelecer as normas práticas necessárias a essa proteção, existe uma legislação ordinária federal, cujo embasamento é o Decreto-Lei n 25, de 30 de novembro de 1937.

A figura jurídica do tombamento de bens culturais existe não apenas nos âmbitos do país e dosestados, mas pode vigorar também na esfera municipal, desde que o município disponha da legislação competente. A instituição do tombamento pode referir-se a todo o país, ao estado ou a um município, conforme o bem a ser tombado tenha valor referenciado a toda a nação.

Os efeitos do tombamento

Como se verifica à leitura das legislações de tombamento, essa modalidade jurídica de preservação não altera a propriedade do bem tombado. Este não deixa de pertencer a seu proprietário, que pode continuar a exercer sobre ele o domínio e a posse, utilizando-o diretamente, vendendo, alugando, etc.. Entretanto, desde que o objetivo do tombamento é dignificar o bem tombado, garantindo sua permanência sempre que possível de forma original e autêntica, ele não pode ser destruído ou descaracterizado. As obras e serviços somente são admitidos quando visam à restauração ou conservação, e tais intervenções devem ser previamente aprovadas, nos casos de tombamentos em nível estadual.

Como tombar um bem cultural

Um processo de tombamento, apesar de tão importante, pode, no entanto, ser desencadeado por qualquer pessoa. Faz parte do exercício da cidadania a possibilidade de intervenção direta do cidadão no tombamento de bens culturais, pois estes integram a herança nacional comum.
Para iniciar um tombamento, qualquer pessoa pode escrever ao secretário de Cultura, apresentando sua proposta, que deverá conter:

• descrição e exata caracterização do bem em causa, com endereço( ou do local em que se encontra, se bem móvel)

• delimitação da área que pretende seja atingida pelo tombamento, quando se tratar de conjunto urbano, sítio ou paisagem natural;

• nome do proprietário do bem respectivo exceto quando se tratar de conjunto urbano, cidade, vila ou povoado;

• nome completo e endereço do proponente, e menção de ser ou não proprietário do bem.

A proposta de tombamento, devidamente documentada, ao ser encaminhada ao Secretário de Cultura, poderá ser por ele indeferida ou deferida caso em que será aberto o respectivo processo. O Conselho Estadual de Cultura, como órgão executor do chamado Sistema Estadual de Tombamento, pode decidir sobre a abertura de um processo; também neste caso, assim como no caso do deferimento de proposta pelo secretário de Cultura, o processo será encaminhado à Fundarpe, que procederá ao exame técnico e dará um parecer conclusivo sobre a conveniência ou não da efetivação do tombamento. O processo será finalizado com a expedição da Resolução de Tombamento pelo Conselho Estadual de Cultura e sua homologação por decreto do Governador do Estado. Cumprindo este ritual legal, o bem é inscrito num dos cinco Livros de Tombo, de acordo com a natureza física do bem tombado.

A conservação dos bens culturais

Sendo o patrimônio cultural parte da herança comum da nação, a sua conservação é de interesse geral, tanto do poder público como dos proprietários e de toda a comunidade. Entretanto, a legislação indica que o Proprietário de um bem tombado é o primeiro responsável por sua integridade, cabendo-lhe, "se não dispuser de recursos para sua conservação e reparação”, comunicar a necessidade das obras à Secretaria de Cultura, que providenciará a devida execução.

Secretaria Municipal de Turismo e Cultura

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e a Cidade

O município de Lagoa Santa tem se despontado no cenário turístico mineiro devido à riqueza de seu Patrimônio Natural, Histórico e Arqueológico e pela diversidade das expressões artísticas e culturais da região.
Privilegiada por sua localização estratégica em relação à capital mineira – média de 35 km – e em relação ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves – cerca de 2 km – Lagoa Santa é uma excelente opção para quem deseja desfrutar de lazer, história, natureza e cultura. Aqui, tradição e modernidade convivem permeadas por uma infinidade de atrativos que transformam a cidade na síntese da região.

As montanhas de Minas não escondem apenas os sonhos dos Inconfidentes, mas também paraísos naturais. Pequenos buracos no solo são portais para o mundo fascinante das grutas e cavernas. Refúgios de nossos ancestrais, que deixaram em suas paredes o relato de tempos distantes.

Por todas essas características, Lagoa Santa integra também o Circuito das Grutas, associação que abriga um conjunto de municípios com afinidades culturais, sociais e econômicas, articulados para desenvolver a atividade turística, consolidando uma identidade regional. A cidade é ainda a entrada para o Parque Estadual do Sumidouro, através da Gruta da Lapinha e referência para a chegada até o Parque Estadual da Serra do Cipó.

Sendo assim, na perspectiva de preservação da memória, valorização, reconhecimento e apropriação do Patrimônio para a devida difusão e circulação do mesmo é que se faz necessária a execução de políticas culturais e de desenvolvimento turístico local e regional para combater as desigualdades no que se refere ao acesso da população à arte e cultura, através das suas diferentes manifestações. Proteger e promover o patrimônio artístico e cultural e contribuir para qualificar a educação formal e a formação cidadã é compreender a relação cultura-turismo como alavanca para o desenvolvimento econômico através da valorização da diversidade das expressões artísticas e folclóricas, por um turismo cultural sustentável na região.

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Lagoa Santa - SETURC - tem por finalidade, então, elaborar e coordenar políticas públicas voltadas para a promoção, valorização e preservação das manifestações culturais e do Patrimônio Histórico e Artístico da região de Lagoa Santa, fomentando o turismo local e levando ao conhecimento público - nacional e internacional - nossos atrativos turísticos e valores culturais.

Suas diretrizes políticas e eixos estruturantes fundamentam-se na promoção de ações afirmativas; na valorização, preservação e promoção da herança histórica e cultural do Município; na intervenção intersetorial e transversalizada pela articulação da ação política governamental com a atuação dos movimentos culturais da cidade, além do fomento ao desenvolvimento sócio-econômico do Município, a partir do fortalecimento de seu viés turístico e cultural.
Nesta perspectiva, reiteramos o compromisso da gestão da cidade com o reconhecimento, a preservação e promoção da diversidade do Patrimônio Cultural e Histórico do município.

Visão

Fazer com que a cultura seja compreendida como um direito, dentro da sua tridimensionalidade - simbólica, cidadã e econômica - partindo de eixo norteador cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento, de maneira a tornar-se elementar na construção de uma sociedade mais atuante, participativa e preservadora.

Missão

A Política Municipal de Cultura na cidade de Lagoa Santa tem como missão a articulação intersetorial de políticas voltadas para a difusão, promoção, valorização, reconhecimento e preservação das múltiplas manifestações culturais e artísticas, integrantes do patrimônio Histórico e Cultural da região de Lagoa Santa, sendo estes elementos os dinamizadores da cidadania e da economia, fomentando o turismo sustentável e garantindo visibilidade nacional e internacional à história e valores culturais da cidade.

Objetivos

Iniciativas e projetos para o desenvolvimento de roteiros turísticos locais e regionais, articulados à diversidade das expressões artísticas e culturais da região, com foco na valorização, preservação, reconhecimento e apropriação das mesmas, oferecendo o acesso à cultura e ao lazer à população local e aos visitantes, ao mesmo tempo em que as divulga.

Estruturação de uma rede de políticas culturais no município, partindo da análise da diversidade das expressões artísticas locais em seus aspectos de memória, produção simbólica, gestão, participação social e plena cidadania, tendo a cultura como um dos pilares fundamentais do desenvolvimento, promovendo o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando o pluralismo das opiniões.
Esses objetivos estão intimamente ligados não só com a cultura, mas com a educação e a cidadania, sendo, esses três, os eixos estruturantes para a preservação e promoção da diversidade cultural de nosso município. Acreditando nisso, a Política Municipal de Cultura busca contemplar iniciativas culturais que envolvam e conectem todos os segmentos da sociedade através de programas e projetos que englobam arte, cultura e educação, no sentido de efetivação de uma prática cidadã, ativa e consciente.

Plano Municipal de Turismo de Lagoa Santa

Todas as ações da SETURC seguem o Plano Municipal de Turismo de Lagoa Santa, gestão 2011/2012, instituído pelo decreto nº 2.064, de 9 de dezembro de 2010, que tem seus fundamentos descritos no artigo 8º:
I - Estruturação e diversificação da Oferta Turística;
II - Qualificação da infra-estrutura e sinalização - Qualidade do Produto Turístico;
III - Promoção e apoio à comercialização dos roteiros internos e sua articulação com a Associação dos Circuitos das Grutas;
IV - Qualificação profissional para os diversos segmentos turísticos locais;
V - Preservação, proteção e conservação do patrimônio cultural;
VI - Garantia do envolvimento comunitário (mobilização e conscientização);
VII - Articulação intergovernamental;
VIII - Informação e comunicação;
IX - Incentivo e financiamento; e
X - Promoção e comercialização.

Localização e Contatos: Avenida Acadêmico Nilo Figueiredo, 2500 – Santos Dumont
Contato: 3688-1390 / 3688-1391
E-mail: setur@lagoasanta.mg.gov.br e seturc.lagoasanta@gmail.com

Horário de funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, de 12:00h às 18:00h

Incentivos à Cultura e ao Turismo

As leis de Incentivo à Cultura
http://artes.com/satedrj/indmain2.htm
Fundação Municipal de Cultura
http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?app=fundacaocultura
Fundo Estadual de Incentivo a Cultura – FEC
www.musica.ufmg.br/.../EstadualFundo/Estadual%20Fundo%20edital-fec- 2008.pdf
Fundo Estadual de Incentivo à Cultura - FUNCULTURAL, Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo – FUNTURISMO e Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte - FUNDESPORTE
http://www3.sol.sc.gov.br/fesporte/fesporte/leis_estadual/13336.htm
Fundos de Investimento Cultural e Artístico - FICART
http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=rir99l3t2s2c2
Fundo Nacional de Cultura – FNC
http://vix.sebraees.com.br/arquivos/fnc.htm
Lei de Incentivo à Cultura, Turismo e Esporte
http://www3.sol.sc.gov.br/fesporte/fesporte/leis_estadual/13336.htm
Lei Estadual de Incentivo a Cultura - LINC
http://www.cultura.mg.gov.br/?task=interna&sec=9&cat=59
Lei Municipal de Incentivo à Cultura
www.leidepatrocinio.com.br/legislacao_arquivos/ISS-RJ.doc
Lei Municipal de Incentivo ao Turismo
www.fumtur.com.br/lei2392.doc
Lei Rouanet
http://www.sinprorp.org.br/Codigo_de_etica/007.htm
Programa Nacional de Incentivo a Cultura - PRONAC
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8313cons.htm

Irmandades do Rosário: Entre Bandeira, Memórias e Tambores

O projeto Irmandades do Rosário: Entre Bandeiras, Memórias e Tambores foi realizado entre agosto de 2010 e outubro de 2011 e destinou-se a toda a comunidade da Lapinha, na perspectiva do resgate da memória cultural dos moradores do distrito, através de ações de promoção, valorização e preservação da cultura negra na região, além de realizar o intercâmbio de experiências culturais.

Dentro desse projeto foi produzido um vídeo-documentário sobre a história e memória do Distrito da Lapinha, em que foram entrevistados vários moradores e representantes das manifestações presentes na região; foram realizadas oficinas de confecção de fardas, bandeiras e estandartes para a Guarda de Congado e o grupo de Candombe; e mais duas oficinas de construção e aprendizagem de tambores, que tiveram como público alvo os integrantes dos grupos culturais da região.

A região da Lapinha foi escolhida por possui uma relação íntima com os resquícios da cultura afro-brasileira, como as expressões culturais Candombe e o Congado. A Capela de Nossa Senhora do Rosário da Lapinha e o Festejo em honra a Nossa Senhora do Rosário apontam para uma intensa religiosidade da comunidade além de costumes e “modos” de fazer próprios que refletem a memória e a identidade destas pessoas. Assim, a região abriga uma infinidade de manifestações e atores sociais cada um com a sua “história”.

Agências Bancárias


Caixa Econômica Federal
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 1 Centro
Contato: 3681-4000

Banco do Brasil
Rua Barão do Rio Branco, 105, Centro.
Contato: 36811421

Banco Itaú
Rua Acadêmico Nilo Figueiredo, 96, Centro.
Contato: 3681 4301

Banco Santander
Praça Dr. Lund, 266, Centro.
Contato: 3681-4200

Banco Bradesco
Parca dr. Lund, 265 – Centro
Contato: 3681-8080

Telefones úteis

Geral

- Aeroporto Internacional Tancredo Neves / 3689 2344 / 3689 2700
- Prefeitura Municipal de Lagoa Santa / 3688 – 1300 / www.lagoasanta.mg.gov.br
- Centro de Arqueologia Annete Laming Emperaire (CAALE) - 3681-8755
- Circuito das Grutas / www.circuitodasgrutas.com.br
- Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais / www.cidadeshistoricasdeminas.com.br
- Parque Aeronáutico de Lagoa Santa – PAMALS / www.pamals.aer.mil.br
- Receptur Lapinha - 3689- 8422
- Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Lagoa Santa - 3688 - 1390 / 3688 -1391

Segurança

- Polícia Civil: 3681 1424 / 3681 3096
- Polícia Militar: 3681-1406

Transporte

- Rodoviária: 36811100
- Minas Taxi: 3681 3700
- Cootramo Rádio Táxi: 3689 4006
- Atual: 3681 1924
- Translago: 3688 1463


Cooperativas de táxi em Lagoa Santa

Cooperativa de Táxi de Lagoa Santa - Cooperlago
Tel: 3681-2349
Rua José Salomão Filho, 366 s 104
Brant - Lagoa Santa - MG - CEP: 33400-000
_____________________________________________
Minastaxi Rádio Táxi
Tel: 3681-3700
Pc D Pedro II, 5 s 102
Brant - Lagoa Santa - MG - CEP: 33400-000
_____________________________________________
Cooperativa de Táxi de Lagoa Santa Cooperlago
Tel: 3681-2349
Rua José Salomão Filho, 366 s 104
Brant - Lagoa Santa - MG - CEP: 33400-000
_____________________________________________
Ponto de Táxi Rodoviária
Tel: 3681-4855
Av Pref João Daher, s/n
Brant - Lagoa Santa - MG - CEP: 33400-000
_____________________________________________
Ponto de Táxi
Tel: 3681-1112
Pc Dr Lund, s/n
Centro - Lagoa Santa - MG - CEP: 33400-000
_____________________________________________
Minastáxi Rádio Táxi
PABX: 3681-3700
Rua Hortências, 220
Jd Ipê - Lagoa Santa - MG - CEP: 33400-000

Outros:

Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
http://www.apexbrasil.com.br/portal/

Agência Nacional de Cinema - ANCINE
http://www.ancine.gov.br

Assembléia Legislativa de Minas Gerais
http://www.almg.gov.br

Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas – ABD Nacional
http://www.abdnacional.com.br

Associação Comercial de Minas
http://site.acminas.com.br/

Associação Mineira de Municípios - AMM
http://www.portalamm.org.br

APA CARSTE de Lagoa Santa
vsites.unb.br/ig/sigep/sitio015/sitio015.pdf

Circuito das Grutas
http://www.circuitodasgrutas.com.br

DATA Gerais – Indicadores e Estatísticas de Minas Gerais
http://www.datagerais.mg.gov.br

Descubra Minas
http://www.descubraminas.com.br

Federação dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais - FECITUR
http://www.fecitur.org.br

Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo - FORNATUR
http://www.fornatur.com.br

Fundação Cultural Palmares
http://www.palmares.gov.br

Fundação João Pinheiro
http://www.fjp.gov.br

Fundação Nacional das Artes – FUNARTE
http://www.funarte.gov.br

Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM
http://www.ibram.gov.br

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN
www.iphan.gov.br

Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG
http://www.iepha.mg.gov.br

Instituto Estadual de Florestas
www.ief.mg.gov.br

Ministério da Cultura – MIC
http://www.cultura.gov.br

Ministério do Turismo - MTur
http://www.turismo.gov.br

Prefeitura Municipal de Lagoa Santa
www.lagoasanta.mg.gov.br

Rede Nacional de Informações sobre Investimentos - RENAI
http://sistemasweb.desenvolvimento.gov.br/INVESTIMENTO_WEB/home.asp

Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais - SEC
http://www.cultura.mg.gov.br

Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais – SETUR
http://www.turismo.mg.gov.br