ACHMG
0
0
0
0
0
1

Mariana

Região das artes

Publicada em: 5 de fevereiro de 2018

Festival de Cuzcuz de Sumidouro


A Secretaria de Cultura, Turismo e Desportos da Prefeitura de Mariana convida a experimentar o sabor da tradição na 13ª edição do Festival de Cuscuz de Sumidouro (Padre Viegas). Serão diversos pratos com os mais variados sabores, como cuscuz de frango, bacon e doce.


 

O evento acontece no dia 12 de outubro (quarta-feira), a partir das 12h, no distrito de Padre Viegas, também conhecido como Sumidouro, a nove quilômetros do centro histórico de Mariana (região Central do Estado).


O festival começou em 2004, por iniciativa do pároco Padre Julião e das cozinheiras da comunidade: Cremilda Gonzaga, Magaly Gonçalves e Maria de Castro, que produziam inicialmente 20 quilos do cuscuz, mas com apoio da comunidade a festa cresceu se tornou parte do calendário do município, e hoje já ultrapassa a marca dos 250 quilos da receita, atraindo cada vez mais, amantes da culinária local.

Em sua 13ª edição, o evento oferece diversos pratos típicos com inúmeras receitas de salgados e doces com a tradicional farinha de cuscuz. A festa ainda aproveita a paisagem natural do distrito para a realização do passeio ciclístico, além de shows, apresentações de bandas locais, retreta e programação infantil, do feriado do dia das crianças, para complementar as diversas receitas do cuscuz. Participe!

O Festival é uma realização coletiva da Comunidade de Padre Viegas, com co-realização da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus e parceria da ACOMPAV (Associação Comunitária de Padre Viegas), Coral Nossa Senhora do Rosário, Associação Cavalgada de Padre Viegas e Cultura em Revista, além do patrocínio do Comércio de Mariana e Ouro Preto e apoio do Fundo Estadual de Cultura, Secretaria de Cultura de Minas Gerais.

Confira a programação:

8h: III volta de Sumidouro (Passeio Ciclístico)

Local: Concentração - Praça Nossa Senhora do Rosário

10h: Celebração Eucarística em Honra a Nossa Senhora Aparecida

A partir das 12h – Programação Musical:
- Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus

- Gilmar Veríssimo (mpb)

- Skactu’s (rock/reggae)

- Larissa Gonçalves e Banda (forró)

- A Hora do Samba (samba)

- Giovanni Casto (sertanejo)

- Exposição - Produção local de arte e artesanato

Local: Praça do Rosário, Padre Viegas

Máquina de Brincar (para as crianças)

Exposição - Produção local de arte e artesanato

Ponto de arrecadação de livros para a campanha Leia Mariana, do Clube Osquindô