ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1

Nova Era

Região das riquezas

Arte e Cultura

Artesãos e Artistas Plásticos


Grupo Fogo de Palha


Chapéu de Palha - Há autores que atestam que a técnica para a  confecção do Chapéu de Palha da palmeira de indaiá foi introduzida no antigo arraial São José da Lagoa por volta de 1830. Esta técnica foi sendo repassada, transformando-se em fazer coletivo. Não era uma atividade de cunho filantrópico e sim sócio-econômico . O Chapéu tornou-se uma espécie de moeda corrente no distrito que ficou conhecido como um dos mais importantes centros produtores  de chapéu de palha, ultrapassando fronteiras do nosso estado. A partir de 1840 este ciclo atinge o seu apogeu produtivo. Entrando em decadência a partir de 1950.

Hoje no município de Nova Era, este artesanato que foi tão importante para  a sustentação da economia local, tornou-se símbolo natural. Encontrando-se em extinção.

A palmeira indaiá outrora abundante no município hoje encontra-se em extinção em toda região.

Rua Capitão Antero, 18

(31) 38612205 / 38611301

A matriz cultural do chapéu de palha vem sendo revitalizado pelo Grupo Fogo de Palha, diversificando a criação de produtos da palha da palmeira Indaiá, incorporando outros materiais, baseando-se em design, criando linhas decorativas e de uso pessoal.  (bolsas, chapéus, luminárias, enfeites para almofadas e jogos americanos feitos em palha de indaiá com crochê e algodão).


Ainda estamos preparando o conteúdo desta página.
Volte em breve e veja o que separamos para você

Ainda estamos preparando o conteúdo desta página.
Volte em breve e veja o que separamos para você