ACHMG

Nova Era

Região das riquezas

História e Palavra do Prefeito

História de Nova Era

 

O primeiro topônimo foi São José da Lagoa, em homenagem ao Santo do dia (São José, 19 de março) em que os primeiros desbravadores chegaram à margem de uma grande lagoa. Admite-se tenha esse fato ocorrido entre os anos de 1703 e 1705, quando da passagem de Antônio Dias de Oliveira e dos Irmãos Camargos pelas margens auríferas do rio Piracicaba.

A existência, ainda hoje, de montões de cascalhos e de canais de captação de água em vários pontos do município são provas evidentes de que a mineração foi o fator preponderante na fixação dos primeiros moradores.

Posteriormente, seja por exaustão das minas e dos garimpos ou por excessivo rigor fiscal na tributação do trabalho dos faiscadores e garimpeiros, a primitiva ocupação cedeu lugar à lavoura, surgindo várias fazendas. As principais foram as de Rio do Peixe, Figueiras, Perdões, Barra do Ribeirão das Cobras ("Barra do Prata”), Corrientes, Vargem e Mato Dentro.

A essa altura, no local onde se acha a sede do município de Nova Era, já existia o Arraial de São José da Lagoa, com algumas centenas de habitantes fixos cuidando de comércio, garimpo, ofícios e outros afazeres, abastecida a população pelas fazendas citadas. Em 1750, era capela curada, da freguesia de Rio Piracicaba, depois de ter estado, eclesiasticamente subordinado a Caeté e, posteriormente, a Santa Bárbara. Em 1832, ainda como capela curada, passou a subordinar-se à freguesia de Antônio Dias; finalmente, em outubro de 1848, pela Lei provincial n­º 384, foi criada a paróquia de S. José da Lagoa, sendo seu primeiro Vigário o padre João Álvares Martins da Costa.

Em 1848 foi elevado à categoria de distrito, e em 1938 emancipou-se com o nome de Presidente Vargas, topônimo posteriormente trocado em 1942 por Nova Era, sendo óbvia a influência do poder público na escolha dessas denominações.

Típica cidade mineira, com 307 anos, o município de Nova Era está inteiramente localizado na Bacia do Rio Piracicaba, que tem relevante importância econômica para Minas Gerais.

Com localização geográfica privilegiada, possui área de 364 km2, com 18579 mil habitantes. Fica entre a Região Metropolitana de Belo Horizonte e o Vale do Aço, sendo cortada pela Rodovia BR 381 e a 20 Km a BR 262, corredores de transação de mercadorias e produtos industrializados entre o sul e o norte do país, além da ferrovia da VALE que é um corredor de exportação para os portos do Espírito Santo, recebendo, portanto, fortes influências econômicas desses importantes pólos de desenvolvimento de Minas Gerais.

Palavra do Prefeito


Olá amigos,

Venham visitar Nova Era! Se vocês beberem da água da gruta São José, com certeza ficarão por aqui. Assim diz a lenda.

Somos 18. 579 habitantes à sua espera e dispor. Vejam bem: Nova Era é uma cidade tipicamente mineira com 305 anos de história: possui casarões, fazendas, ruas estreitas pavimentadas com pedras, quintais cheios de frutas e uma hospitalidade daquelas. O largo da Matriz São José (Nosso Padroeiro), com seus antigos casarões é tombado pelo IPHAN. Todo patrimônio público do município, inclusive os de valor histórico cultural está recuperado.

Temos uma excelente qualidade de vida e bem estar social. A cidade é relativamente segura e muito bonita. As margens do Rio Piracicaba, no centro, são urbanizados com bancos, jardins, árvores e 6 km de pista de caminhada, onde em alguns pontos foram instalados brinquedos infantis, aparelhos de ginástica e quadra esportiva.

Temos hospital, maternidade e postos de saúde bem aparelhados. O Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) do município é de 6.1. De acordo com a FIRJAN, dentre 25 municípios do médio Piracicaba, Nova Era ocupa o 2º lugar em qualidade de vida.

A sede do município está no vale do Rio Piracicaba, protegida pelas montanhas ao seu entorno. Temos a Gruta e a Lagoa São José onde está localizado o Centro de Estudos Ambientais (CEAM), temos cachoeiras e a pedra furada. Temos um povo bom acolhedor, temos cultura e tradição.

Nova Era está a 136 km de Belo Horizonte, 70 de Ipatinga, e 30 km de João Monlevade (pela BR 381) e pela MG.C.120 está a 18km de São Domingos do Prata; 36 Km de Itabira. E se vocês preferirem um passeio seguro e com uma linda paisagem, venham no trem da Vale. Vocês Chegarão a Estação Ferroviária de Desembargador Drumond, a 4 km da sede do município: Vão se achegando que a casa é docês! Acessem o site www.novaera.mg.gov.br e confiram.

Abraços,
Laura Maria Carneiro de Araújo
Prefeita Municipal de Nova Era