ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
1

Ouro Preto

Região das artes

Publicada em: 9 de julho de 2018

Fórum de Sustentabilidade das Cidades Históricas – Confirme sua presença


Representantes dos municípios afiliados à Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais contamos com as presenças de todos no Painel do Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas.

Local: Centro de Artes e Convenções - Teatro Ouro Preto
Começa em: 13 de Julho de 2018, 13:15
Termina em: 13 de Julho de 2018, 19:20
Realização: PROEX/UFOP; DEURB/EM/UFOP; Núcleo de Sustentabilidade das Cidades Históricas da Cátedra UNESCO – Água, Mulheres e Desenvolvimento UFOP e; Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

Coordenação e Desenvolvimento: Prof. Marcos Knupp, Pró-reitor de Extensão da UFOP; Prof. Paulo Vieira, Departamento de Engenharia Urbana da EM/UFOP; Profª. Vera Lúcia de Miranda Guarda, Coordenadora da Cátedra UNESCO – UFOP; Professores do Departamento de Engenharia Urbana; Ana Alcântara, Secretária Executiva da Associação das Cidades Históricas de MG; Centros acadêmicos dos cursos de arquitetura e de engenharia urbana e demais alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFOP envolvidos no painel.

Classificação: 16 anos
Bilheteria: Gratuito
Público-alvo: profissionais e estudantes interessados.
Vagas: 500

Contexto do painel:
A partir de referências como o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11 da Agenda 2030 da ONU, que trata sobre Cidades e Comunidades Sustentáveis (Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis), o PAC 2 - Cidades Históricas 2013 do Governo Federal (programa destinado a investimentos para a recuperação, restauro e qualificação de conjuntos urbanos e monumentos históricos protegidos pelo IPHAN), a Universidade Federal de Ouro Preto está desenvolvendo um núcleo de estudos e capacitações voltados ao desenvolvimento sustentável das cidades históricas. Este núcleo de sustentabilidade das cidades históricas está sendo desenvolvido no âmbito da Cátedra da UNESCO da UFOP (Água, Mulheres e Desenvolvimento) e apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão, que contará com a participação de acadêmicos das diversas áreas do conhecimento da UFOP. O núcleo terá como missão colaborar com a coordenação do Fórum Permanente para o Desenvolvimento Sustentável das Cidades Históricas que será constituído com órgãos públicos, entidades públicas e de representações da sociedade civil organizada que atuam na temática em questão. Portanto, para apresentarmos e debatermos a criação do Fórum de Sustentabilidade das Cidades Históricas com os parceiros já estabelecidos como a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e o Instituto Geopark, bem como outros em potencial e os atores destes municípios, realizaremos o Painel de Debates denominado como “Os princípios para o desenvolvimento sustentável de nossas Cidades Históricas”. Neste painel debateremos o contexto das Cidades Históricas, o modelo de desenvolvimento sustentável pautado na agenda global, assim como os fatores que possam promover um ambiente favorável às cidades históricas e, os desafios e as experiências em ações de sustentabilidade em Cidades Históricas. Este conteúdo será debatido por órgãos governamentais, entidades públicas, organizações da sociedade civil, instituição de ensino e munícipes das Cidades Históricas. Espera-se que após todas as contribuições obtidas através dos debates, seja apresentada o manifesto de criação do Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas.

Objetivo:
O painel tem como objetivo despertar na sociedade a percepção dos princípios para o desenvolvimento sustentável de forma transversal, popular e institucional das cidades históricas, visando assim, a criação de um fórum democrático e permanente para o debate e troca de conhecimentos sobre o tema em questão.

Conteúdo do painel:
Contextualização das Cidades Históricas. Contextualização de modelos de Cidades e Comunidades Sustentáveis a partir dos preceitos do Agenda 2030 da ONU. Aspectos necessários para a promoção de um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável nas Cidades Históricas. Experiências de ações sustentáveis desenvolvidas nas Cidades Históricas. Considerações finais com o manifesto de Ouro Preto para a criação do Fórum de Sustentabilidade das Cidades Históricas.

Programação:
13h15 - Abertura do painel com pronunciamento de autoridades presentes.
13h35 - Palestra “Contextualização das Cidades Históricas”
14h - Palestra “Contextualização da Cidades e Comunidades Sustentáveis”
14h30 - Mesa de debates “Como promover um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável nas Cidades Históricas?”
16h10 - Mesa de debates “Algumas experiências de ações sustentáveis desenvolvidas nas Cidades Históricas”
17h20 - Considerações finais e manifesto de criação de Sustentabilidade das Cidades Históricas

Inscrições:
https://goo.gl/forms/fqxK6AgZBhkp2Ge
Experiências de ações sustentáveis desenvolvidas nas Cidades Históricas de Minas que serão apresentadas:
1. O restauro da Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Silvana Lages, Secretária de Cultura e Patrimônio Histórico de Conceição do Mato Dentro e empresa Cantaria

2. Museu de Congonhas - Sérgio Rodrigues Reis, diretor presidente da FUMCULT

3. A mobilização em prol do reconhecimento do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco - Sidney Olimpio Macedo de Souza, secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Januária

4. O queijo do Serro - Grizielle Campos, Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Serro