ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
1

Ouro Preto

Região das artes

Publicada em: 14 de março de 2018

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA OURO PRETO 2018


Mais uma vez Ouro Preto se transforma em palco e cenário de uma das mais belas expressões da cultura e da religiosidade mineira. Celebrações, procissões e ritos que remontam o século XVIII atraem milhares de turistas de todos os cantos do mundo para a Semana Santa na histórica cidade.


O evento, organizado pela Paróquia Nossa Senhora do Pilar, juntamente com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, inicia-se no dia 23 de março, com o ultimo rito litúrgico do Setenário das Dores, e culmina na tradicional mobilização da comunidade para a confecção dos tapetes devocionais no Sábado de Aleluia, dia 30 de março. É neste dia que a população da cidade faz vigília e enfeita as ruas para a Procissão da Ressurreição, que acontece no dia 31. E todos acordam cedo, no Domingo de Páscoa, para seguir de perto o cortejo, que tem como destaque uma “revoada” de crianças vestidas de anjo.


No sábado, a Prefeitura Municipal distribuirá serragem colorida em pontos estratégicos do percurso da procissão, que sai da Basílica Nossa Senhora do Pilar rumo à Igreja Bom Jesus dos Perdões. A confecção dos tapetes devocionais, patrimônio imaterial de Ouro Preto, sempre conta com a participação de pessoas de todas as idades, adultos e crianças, tanto dos moradores como também dos turistas. A Secretaria de Cultura e Patrimônio e a Secretaria de Turismo, Indústria Comércio se encarregam de organizar a cidade. Com auxílio das demais secretarias, elas organizam o trânsito, montam palco para a encenação da Paixão de Cristo, iluminam o trajeto e envolvem as Sociedades Musicais, as tradicionais bandas que tornam o evento ainda mais encantador.


Participe também dessa celebração!


Programação


CONFISSÕES NA SEMANA SANTA:


- Na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR, das 9h às 11h30; das 14h30 às 17h30 e durante as Celebrações.


DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR - DIA 25 DE MARÇO


8h – Bênção de Ramos na IGREJA DE SÃO JOSÉ. Procissão festiva para a BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR. À chegada, Missa Solene Cantada.


8h30 – Bênção de Ramos, procissão em torno do adro e Missa na IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E PERDÕES (Mercês de baixo).


15h30 - Missa na IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E PERDÕES (Mercês de baixo) e procissão com a imagem do Senhor dos Passos.


16h - Missa na IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E MISERICÓRDIA (Mercês de cima) e procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores.


– À chegada das procissões, Na PRAÇA TIRADENTES, Cerimônia do Encontro do Divino Salvador com sua Mãe Santíssima, com Sermão alusivo. Procissão com as imagens do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores até a BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR e Sermão do Calvário.


SEGUNDA FEIRA SANTA - DIA 26 DE MARÇO


19h – Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR e Procissão da Soledade da Virgem Dolorosa para a IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Canto do “Inflamatus”.


TERÇA-FEIRA SANTA - DIA 27 DE MARÇO


18h30 – Missa na IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO e piedosa Via Sacra para a Capela do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Participação especial da juventude.


19h – Na IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, “Visita aos Passos da Paixão do Senhor”, com cânticos e responsórios alusivos.


QUARTA-FEIRA SANTA - DIA 28 DE MARÇO


15h - Missa na CAPELA DO LAR SÃO VICENTE DE PAULO, com Celebração do Sacramento da Unção dos Enfermos.


19h – Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR e Solene Ofício de Trevas.


SOLENE TRÍDUO PASCAL


QUINTA-FEIRA SANTA - DIA 29 DE MARÇO


Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio


17h - Missa Solene “In Coena Domini” - da Ceia do Senhor, com o Sermão da Eucaristia, na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR. Cerimônia da Desnudação dos Altares e Trasladação do Santíssimo Sacramento para a CAPELA DO SENHOR DO BOM FIM E AGONIA. Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 24h (meia noite).


18h - Missa Solene “in Coena Domini” — da Ceia do Senhor — na IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E PERDÕES (Mercês de baixo).


20h30 – Sermão do “Mandatum” - do Mandamento Novo, e Cerimônia do Lava-Pés, no LARGO DO ROSÁRIO.


SEXTA-FEIRA SANTA - DIA 30 DE MARÇO


Celebração da Paixão e Morte do Senhor


6h – Caminhada Penitencial e celebração da Via Sacra, com quadros vivos, saindo da CAPELA DE SÃO CRISTÓVÃO.


9h – “Sermão das Sete Últimas Palavras do Divino Redentor na Cruz”, na IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.


15h – Solene Ação Litúrgica em Memória da Sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo nas IGREJAS DE NOSSA SENHORA DO CARMO e de SÃO FRANCISCO DE PAULA.


19h - Solene Ação Litúrgica na IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E PERDÕES (Mercês de baixo).


19h30 – Apresentação do figurado bíblico, no LARGO DO ROSÁRIO.


20h30 - Cerimônia do Descendimento da Cruz, no LARGO DO ROSÁRIO e piedosa Procissão do Enterro, conduzindo as imagens do Senhor Morto e da Virgem Dolorosa até a IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E PERDÕES (Mercês de baixo).


SÁBADO SANTO - DIA 31 DE MARÇO


Celebração da Vigília Pascal


19h – Missa Solene da Vigília Pascal na IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA e na IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E PERDÕES (Mercês de baixo).


21h – Missa Solene da Vigília Pascal na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.


DOMINGO DA RESSURREIÇÃO – DIA 1º DE ABRIL


Celebração da Páscoa do Senhor


7h - Missa festiva na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR e Procissão da Ressurreição conduzindo o Santíssimo Sacramento até a IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E PERDÕES (Mercês de baixo). À chegada, Bênção solene do Santíssimo Sacramento e celebração de Missa festiva.


19h - Missa Solene na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR. Coroação da Imagem de Nossa Senhora das Dores em seu Triunfo e Canto Solene do “Te Deum”.


19h – Missa Solene NA IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.


16h – Tradicional Marcha da Bandalheira e Confraternização Pascal com as crianças, no LARGO DA CAPELA DO SENHOR DO BOM FIM E AGONIA.