ACHMG

Prados

Região das manifestações

História e Palavra do Prefeito

História de Prados

 

O povoado que originou a atual cidade de Prados surgiu em princípios de século XVIII, em decorrência da atividade de mineração desenvolvida naquela área. A fixação na localidade data de 1704, quando a família Prado, Manoel e Félix Mendes do Prado, vindos de Taubaté – SP, iniciaram ali a exploração do ouro.

A povoação que logo surgiu teve como primeiro templo uma humilde capelinha coberta de sapé, consagrada a Nossa Senhora da Conceição. Pouco depois, um dos fundadores, já então senhor de considerável fortuna, juntamente com outros habitantes ricos, contrataram artistas de comprovada competência e entregaram-lhes a incumbência de construir um magnífico templo. Suas obras, desde logo iniciados, só puderam ser terminadas 50 anos depois, sem que tivesse havido interrupção nos trabalhos.

O povoado que então se formou teve rápido crescimento, sobretudo por ser passagem de tropas e boiadas que do centro das minas dirigiam-se para a Zona da Mata.

A localidade de Prados pertenceu a São José del Rei, atual Tiradentes, desde que foi criada essa vila, com a criação do município autônomo, recebendo o título de cidade em 1892.

Com o esgotamento das jazidas de ouro na região, o arraial de Prados partiu para uma nova alternativa econômica, com a instalação de pequenas indústrias de artefatos de couro, cujo desenvolvimento transformou a localidade num importante centro mineiro de exploração industrial e artesanal do couro.

Prados sempre manteve relevante destaque na área cultural, sobretudo no campo da música. Já em 1858 havia sido fundada a corporação Banda-Lira Ceciliana que até hoje mantém orquestra sacra, banda de música e coral em plena atividade. Além da música, o município se notabiliza pela manutenção de suas festas mais tradicionais, de seu rico artesanato, e, sobretudo pelo valiso acervo artístico-histórico, representado por monumentos religiosos urbanos e rurais ricos em elementos arquitetônicos e ornamentais de feição barroco-rococó e por remanescente casario ainda em linhas construtivas dos séculos XVIII e XIX.

Atualmente a economia local vem buscando alternativas de renda na área turística, principalmente no artesanato, que já possui reconhecimento internacional.

(Fonte: Fundação João Pinheiro - Secretaria do Estado do Planejamento e Coordenação Geral).

Palavra do Prefeito

 

Prados é uma pequena e aconchegante cidade histórica que faz divisa com os municípios de Tiradentes e São João del-Rei. Sua colonização teve origem no Século XVIII, mais precisamente em 1704, quanto teve início a exploração do ouro em nossa região.

Ainda hoje Prados conserva um antigo casario e igrejas coloniais onde são encontradas imagens e pinturas do Século XVIII. Muito valorosa também é a nossa música que teve no barroco sua principal inspiração. Presente e em plena atividade a Lira Ceciliana, uma corporação musical fundada em meados do Século XIX que desde sua criação executa as músicas compostas exclusivamente para as festividades religiosas.

Atualmente Prados se destaca pelo rico artesanato e pelo turismo. Hoje são centenas de artesãos em todo o município, que trabalham principalmente as esculturas em madeira, e objetos para decoração, que já tem reconhecimento internacional. Os artistas trabalham também em papel machê, pintura em tecido, tela, bordado, fuxico, crochê, palha, ferro, lata, cerâmica, bambu, taquara, material reciclado e cabaça.

Os principais focos do artesanato pradense estão concentrados em Vitoriano Veloso (Bichinho) e na Vila Carassa. Mas por todo o município existem oficinas e ateliês de artesanato.

Outros importantes atrativos de nosso município são a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de São José (Cerrado, remanescentes de Mata Atlântica e proteção da rica fauna silvestre) e o Refúgio Estadual de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José.

Por cultura e tradição sempre recebemos os visitantes com o carinho acolhedor característico do interior mineiro. Nossa mesa apresenta os principais pratos da culinária mineira, que podem ser encontrados em restaurantes como o do Grotão e outros localizados na comunidade do Bichinho.

Conheçam um pouco mais de Prados no Portal da Associação das Cidades Histórica e, na próxima viagem de lazer, venha conhecer e  desfrutar de nossas belezas naturais, de nossa cultura religiosa, da nossa gastronomia e do nosso rico artesanato.

Sejam bem vindos a Prados.

Gustavo Gastão Corgosinho Cardoso
Prefeito Municipal