ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1

Sabará

Regiao das tradições

Publicada em: 7 de novembro de 2018

FESTIVAL DA JABUTICABA: ARTE, CULTURA E GASTRONOMIA


Devido ao grande sucesso do ano passado, o Festival da Jabuticaba deste ano ganhou mais um dia em sua realização. O evento acontecerá entre os dias 15 e 18 de novembro, no Centro Histórico, onde será montado um verdadeiro circuito gastronômico e cultural com venda da fruta fresca, seus derivados e pratos elaborados por chefs de cozinha de quinta a domingo. Barracas de comidas variadas, além de shows e artesanato completam a programação do evento, promovido pela Associação dos Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará (Asprodejas) com o apoio da Prefeitura de Sabará. Estima-se que cerca de 120 mil pessoas circulem pelo evento durante os quatro dias de festa.

O circuito Festival da Jabuticaba será montado nas Praças Melo Viana e Santa Rita, interligadas pela rua Dom Pedro II. Licor, geleia, sorvete, vinho, molhos, entre outras delicias estão entre os derivados de jabuticaba à venda durante o evento, com preços que variam entre R$3,00 e R$40,00. Serão vinte e seis estandes de produtos derivados e dezessete dedicados a gastronomia, sendo nove na Praça Melo Viana e oito na praça Santa Rita.

A novidade este ano é a Vila do Artesanato, um espaço que será montado na Rua Luiz Cassiano onde o visitante terá contato com o mais significativo artesanato sabarense, capitaneado pela tradicional palma barroca, renda turca de bicos, oratórios e imaginárias, entre outros.

Outro grande atrativo do Festival é o “Cozinha Show”. Durante quatro dias, o público poderá assistir às oficinas apresentadas na Praça Melo Viana, totalmente gratuitas, com interação dos participantes. Os convites para essa atração são distribuídos sempre antes de cada oficina com um número limitado para degustação. Ao todo, serão apresentadas 17 receitas de chef’s renomados como Ivo Faria, Edson Puiati, Flavio Trombino, entre outros.

De acordo com o prefeito Wander Borges, após a edição de 2017, o festival se consagrou como o maior evento turístico do município. “Demos ao festival uma nova formatação, inserindo Sabará no circuito dos grandes eventos gastronômicos do país. O festival da jabuticaba aquece a economia, gera oportunidade de negócios e valoriza o município. É sem dúvidas, o maior evento realizado em nosso município, beneficiando toda cadeia produtiva e proporcionando a todos, muita cultura e diversão”.

A programação cultural e artística do evento será bem diversificada, para agradar todos os tipos de público. Dezenas de artistas musicais se apresentarão nos palcos das praças Melo Viana e Santa Rita. Além disso, haverá intervenções culturas por todo o circuito. Confira as atrações musicais e programação do Cozinha Show em www.sabara.mg.gov.br

Jabuticaba em Sabará

Desde meados dos anos 70, a cidade já era conhecida pela produção de jabuticaba e venda do produto feita de maneira informal por alguns produtores. Em 1982 houve um marco divisório para proteção e reconhecimento da fruta para o município: a publicação da Lei nº 146/1982, que concede 5% de desconto no IPTU para cada pé de jabuticaba no terreno, considerando o limite de 25% de desconto. Em 1987, a fruta ganha reconhecimento com a realização do 1º Festival da Jabuticaba de Sabará, na praça Melo Viana. Atualmente cerca de 800 imóveis são contemplados, incentivo fiscal às jabuticabeiras. A Secretaria Municipal de Meio ambiente incentiva a produção da fruta por meio da doação de mudas. Somente em 2017, já foram doadas cerca de 1000 mudas de pés de jabuticaba à população.

A ASPRODEJAS

A Associação dos Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará foi fundada em 2008 para representar as produtoras de derivados de jabuticaba de Sabará. Desde a sua formação, a associação potencializa a melhoria da produção dos derivados em Sabará, organizando várias ações para suas associadas potencializarem suas produções e a comercialização dos seus produtos dentro e fora do município. Atualmente, possui 26 produtoras associadas, que divulgam e comercializam, durante todo o ano, a Jabuticaba de Sabará e seus derivados.

Linha do tempo

1982 • Publicação da Lei que concede incentivo fiscal às jabuticabeiras da área urbana

1987 • Realização do 1º Festival da Jabuticaba, na Praça Santa Rita, com número reduzido de barracas

1993 • Transferência do Festival da Jabuticaba para a Praça Melo Viana, a fim de comportar o maior número de visitantes

1997 • Transferência do Festival da Jabuticaba para a Praça de Esportes, na qual ultrapassa a faixa dos 20.000 visitantes

2008 • Inscrição do Festival da Jabuticaba no Livro de Registro de Celebrações, adquirindo o título de Patrimônio Cultural de Sabará

2008 • Fundação da Associação dos Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará (ASPRODEJAS)

2012 • Junção do Festival da Jabuticaba com a Feira de Artesanato

2016 • Realização do Festival Gastronômico “Como Sabará”, com pratos elaborados a base de jabuticaba, banana e ora-pro-nóbis.

2017 • Retorno do festival para o Centro Histórico, em circuito gastronômico e cultural, consolidando-se como o maior evento turístico- gastronômico de Sabará.

2018 • Devido ao grande sucesso, o festival ganha mais um dia em sua realização.

32º Festival da Jabuticaba - Sabará /MG Data: 15, 16, 17 e 18 de novembro. Local: Centro Histórico – Sabará MG Informações: Secretaria Municipal de Turismo: 31 3674-3021