ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1

Sabará

Regiao das tradições

Publicada em: 13 de março de 2018

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA SABARÁ 2018


A Semana Santa em Sabará começa em 25 de março e vai até a Páscoa, no dia 01 de abril.
Dentro da programação oficial estão agendadas procissões, encenações públicas, missas, penitências, meditações e adorações movidas pela fé. Programa-se:

 

DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR - 25 DE MARÇO
“Como em Jerusalém, aclamemos o Cristo Rei e Salvador”.


7h (Paciência) - Bênção dos Ramos em frente ao Condomínio Scharlé. Em seguida, procissão até a Comunidade Santa Rita onde haverá missa.
7h (Ravena) – Concentração e Bênção dos Ramos. Comunidade Divino Espírito Santo, seguida por missa.
7h30(General Carneiro) - Benção dos Ramos na Comunidade de São José Operário e procissão em direção a Igreja Matriz.
Itinerário: Saindo da Igreja de São José (Rua Santos Dumont, 588, Vila São José), passando pelas Ruas Tiradentes, Rio Piracicaba, Diamantina, Formiga, Mariana, Costa Rica, Senegal, Estados Unidos, Minas Gerais até a Igreja de São Sebastião.  Em seguida, Solene Celebração Eucarística e Coleta Nacional da Solidariedade.

8h - Benção de Ramos no Adro da Igreja de N. Sra. Ó. Procissão em direção à Igreja de N. Sra. da Conceição.
Itinerário: Largo do Ó, Rua N. Sra. do Ó, Campinas, Rua da Usina, Beira Rio, Rua N. Sra. da Conceição e Igreja N. Sra. da Conceição. Santa Missa ao chegar na Igreja Matriz.

8h30 – Bênção dos Ramos na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, procissão até a Igreja de São Francisco onde haverá missa. Itinerário:
Rua do Carmo, Rua Borba Gato, Praça Melo Viana, Rua São Pedro, Largo de São Francisco e Igreja de São Francisco.
9h (Ravena) – Concentração e Bênção dos Ramos. Comunidade São José, seguida por missa.
9h30 (Adelmolândia) – Bênção dos Ramos na Rua José Rodrigues dos Santos com a Rua Sabiá (ponto final do ônibus). Em seguida, procissão até a Comunidade São Pedro e São Paulo onde haverá missa.
17h (Caieira) – Bênção dos Ramos na Praça da Caieira. Em seguida, procissão até a Comunidade São Judas Tadeu onde haverá missa.
17h (Morro da Cruz) – Bênção dos Ramos no adro da Capela do Senhor Bom Jesus. Em seguida, procissão até a Comunidade São Vicente (Córrego da Ilha) onde haverá missa.
17h30 (Ravena) – Concentração na Comunidade N.Sra. do Rosário. Bênção de Ramos e procissão em direção à Comunidade N. Sra. Aparecida onde celebrará a Santa Missa.
19h – Santa Missa na Igreja de N. Sra. da Conceição.
19h – Missa na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
20h – Solene Ofício das Trevas na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Participação da Orquestra e Coral Santa Cecília e Coral Crescere de Belo Horizonte.

 

SEGUNDA-FEIRA SANTA - 26 DE MARÇO
“Com a prisão de Jesus, somos libertos e aprendemos a libertar”.

6h – Oração com Comunhão Eucarística na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
9h – Missa com os enfermos na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
9h – Missa com os enfermos na Comunidade Santa Rita (Paciência).
9h –Missa e Sermão do Pretório (prisão de Jesus) na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Em seguida, procissão do Depósito da veneranda imagem de Nosso Senhor dos Passos (velado) até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Itinerário:
Praça Getúlio Vargas, Rua Marquês de Sapucaí, Rua Zoroastro Viana Passos, Rua do Carmo, Praça Antônio Albuquerque, Rua Borba Gato e Praça Melo Viana.
Na chegada da procissão, haverá o Sermão dos Passos do Senhor.
19h (General Carneiro) - Missa na Comunidade Matriz São Sebastião.Em seguida, procissão de Nossa Senhora das Dores para a Comunidade Cristo Luz e Sermão das Dores de Maria.
Trajeto: Rua Minas Gerais, Júlio Ribeiro, Senegal, Estados Unidos e Espanha.
19h (Ravena) - Concentração na Comunidade São José. Procissão com a imagem do Senhor dos Passos para a casa de Sra. Rosinha e Sr. Orlando, seguida por missa.

 

TERÇA-FEIRA SANTA - 27 DE MARÇO
“No Encontro da Mãecom o Filho, Aprendemos a Encontrar o Ser Humano”.


6h – Oração com Comunhão Eucarística na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
9h – Missa com os enfermos na Igreja de São Francisco.
9h – Missa com os enfermos na Comunidade São Pedro e São Paulo.
19h – Missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, procissão do Encontro com a veneranda imagem de Nosso Senhor dos Passos.
Itinerário: Praça Melo Viana, Rua Dom Pedro II, Rua Comendador Viana, Praça Santa Rita e Praça Antônio Albuquerque.
19h (General Carneiro) - Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, em seguida, Procissão do Senhor dos Passos para a Comunidade de São José e SERMÃO da PRISÃO.
Trajeto: Rua Gavião, passando pelas Ruas Rouxinol, Rio Grande do Sul e Santos Dumont.
19h (Ravena) - Concentração naComunidade N. Sra. Aparecida.Procissão da imagem de N. Sra. das Dores para a casa de Sr. Geraldo baiano e Sra. Lurdes, seguida por missa.
19h30 – Missa na Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Em seguida, procissão do Encontro com a veneranda imagem de Nossa Senhora das Dores.
Itinerário: Rua das Mercês, Rua São Francisco de Assis Pereira, Rua Abreu Guimarães, Praça Melo Viana, Rua Borba Gato e praça Antônio Albuquerque.
Sermão do Encontro e Canto da Verônica na Praça Antônio Albuquerque Em seguida, procissão até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição com as venerandas imagens de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores.
Durante o procissão haverá paradas nos Passinhos, veneração do Santo Lenho e canto dos Motetos.

 

QUARTA-FEIRA SANTA - 28 DE MARÇO
“Na Solidão de Maria, aprendemos a confiar em Deus”.


6h – Oração com Comunhão Eucarística na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
9h – Missa com os enfermos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
9h – Missa com os enfermos na Comunidade São Geraldo (Vila Esperança).
19h- Missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, solene procissão da Soledade com a veneranda imagem de Nossa Senhora das Dores até a Igreja de São Francisco, onde haverá o Sermão da Soledade (solidão) de Maria.
Itinerário: Praça Getúlio Vargas, Rua Marquês de Sapucaí, Rua Zoroastro Viana Passos, Rua do Carmo, Praça Antônio Albuquerque, Rua Borba Gato, Praça Melo Viana, Rua São Pedro e Largo de São Francisco.
19h (General Carneiro) - Missa na Comunidade Cristo Luz, em seguida,procissão em direção à Comunidade Matriz, com Via Sacra.
Trajeto: Rua Alemanha, Portugal, Japão, Itália, Estados Unidos e Minas Gerais.
19h (General Carneiro) - Missa na Comunidade São José Operário, em seguida,procissão em direção à Comunidade Matriz.
Trajeto: Saindo da Igreja de São José (Rua Santos Dumont, 588, Vila São José), passando pelas Ruas Tiradentes, Rio Piracicaba, Diamantina, Formiga, Mariana, Costa Rica, Senegal, Estados Unidos, Minas Gerais até a Igreja de São Sebastião. Sermão do Encontro, da Praça da Matriz (General Carneiro).
19h (Ravena) - Inicio da celebração na casa daSra. Rosinha e Sr. Orlando, seguida por missa. Logo após a celebração, procissão em direção a Igreja Matriz, N. Sra. da Assunção.
19h (Ravena) - Inicio da celebração na casa da Sr. Geraldobaiano e Sra. Lurdes, seguida por procissão em direção a Igreja Matiz, N. Sra. da Assunção. Na Praça da Igreja Matriz haverá o Sermão do encontro e a Celebração Eucarística.  Depósito do Senhor no Salão Paroquial.

 

TRÍDUO PASCAL

QUINTA-FEIRA SANTA - 29 DE MARÇO
“Para não nos deixar sozinho, Cristo instituiu a Santíssima Eucaristia”.


6h – Oração com Comunhão Eucarística na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
15h –Solene Abertura do Santo Sepulcro na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, Vigília do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores.
18h – Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés na Comunidade Santa Rita (Paciência).
19h - Santa Missa da Ceia do Senhor, “Lava Pés” na Igreja N. Sra. da Conceição.
No ofertório desta Missa, canta-se Ubi Caritas e os fiéis podem oferecer dons aos mais pobres.
Após a Missa, Transladação do Santíssimo e Vigília sob responsabilidade da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística com a participação de todos.
20h – Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés na Comunidade São Pedro e São Paulo (Adelmolândia). Em seguida, Adoração ao Santíssimo Sacramento.
20h – Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés na Igreja de São Francisco. Em seguida, Transladação do Santíssimo Sacramento para a Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho, onde haverá adoração.
20h – (General Carneiro) Missa com Lava Pés nas Comunidades Cristo Luz e São José. (Traslado do Santíssimo para o Salão dessas comunidades e Vigília).
20h – (Ravena) Missa de lava-pés na ComunidadeN. Sra. Aparecida e translado do Santíssimo Sacramento para o Salão Paroquial.Adoração até ás 0h.
22h - Meditação sobre Santíssima Eucaristia na Igreja Matriz N. Sra. da Conceição.

 

SEXTA-FEIRA SANTA DA PAIXÃO DO SENHOR - 30 DE MARÇO
Dia de Silêncio e Penitência: jejum e abstinência. “Na Morte do Senhor, Somos Salvos para a Vida Plena”.


Igreja Matriz N. Sra. da Conceição - Observações para este dia: Dia de jejum e abstinência e silêncio;
Durante a ação litúrgica, o altar estará desnudado, não há flores na Igreja; a cruz é apresentada solenemente coberta com um véu vermelho, trazida para o altar ladeada por dois candelabros acesos; terminada a adoração da cruz, esta é colocada no meio do altar, entre os candelabros acesos;
A Igreja concede uma Indulgência Plenária aos que hoje participam piedosamente da veneração da Santa Cruz e beijam devotamente o Santo Lenho;
a Coleta recolhida diante do Senhor Morto na Adoração é enviada para a Terra Santa; durante a Encenação, Sermão do Descendimento e Procissão do Senhor Morto, recomendamos Recolhimento, Silencio e Orações.
4h – Solene Procissão da Penitência e Via Sacra com a veneranda imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Igreja de São Francisco até a Capela do Senhor Bom Jesus (Morro da Cruz), retornando para a Igreja de São Francisco. Na chegada, haverá bênção para os penitentes.
5h (General Carneiro) - Caminhada Penitencial e Via-Sacra até o Cruzeiro à nível paroquial, a cargo da juventude.

5h – (Ravena) Caminhada Penitencial saindo daComunidade N. Sra. do Rosário em direção ao Morro do Cruzeiro, Monte Carmelo. Responsável: Rosinha.
6h - Via Crucis na Igreja Matriz N. Sra. da Conceição.
9h - Meditação sobre as 7 Palavras do Senhor na Cruz na Igreja Matriz N. Sra. da Conceição.
9h – Atendimentos e confissões na Igreja de São Francisco.
14h –Sermão da “Sete Palavras” na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
15h – Solene Ação Litúrgica e Adoração da Cruz na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
15h – Solene Ação Litúrgica e Adoração da Cruz na Igreja de São Francisco.
15h – Solene Ação Litúrgica e Adoração da Cruz na Igreja de São Pedro e São Paulo(Adelmolândia).
15h - Solene Ação Litúrgica na Igreja Matriz N. Sra. da Conceição. Leitura da Paixão do Senhor segundo São João, Orações Solenes, Adoração da Cruz, Comunhão.
15h – Solene Ação Litúrgica e adoração da Cruz com Sermão das Sete Palavras nas Comunidades de Cristo Luz e São José (General Carneiro).
15h – (Ravena) Celebração da Adoração da Santa Cruz em todas as comunidades da Paróquia.
17h – Cerimônia de Fechamento do Santo Sepulcro na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, translado da veneranda imagem de Nosso Senhor Morto para a Igreja de São Francisco.
18h – (Ravena) Início da encenação da Paixão do Senhorna praça da igreja MatrizN. Sra. da Assunção, em frente ao Asilo,cena da Crucificação e Descendimento. Em seguida, procissão da imagem do Senhor Morto para a Comunidade N. Sra. Aparecida.
19h (General Carneiro) - Encenação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo na Praça da Matriz (Grupo teatral Zé da Semana Santa), Sermão do Descendimento da Cruz e procissão do Senhor Morto para a Comunidade de São José.
Itinerário: Ruas Minas Gerais, Júlio Ribeiro e Minas Gerais.
19h30 – Encenação da Paixão de Cristo realizada pelo Grupo Cena Aberta no adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, Sermão do Descendimento da Cruz, Canto da Verônica e Moteto da Paixão no adro da Igreja de São Francisco.
Procissão do Enterro do Senhor até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição com os Cantos da Verônica e os Motetos da Paixão. Na chegada da procissão, haverá veneração das imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores.
Itinerário: Rua São Francisco, Rua Princesa Isabel, Rua São Pedro, Praça Melo Viana, Rua Borba Gato, Praça Antônio Albuquerque, Rua do Carmo, Rua Zoroastro Viana Passos, Rua Marquês de Sapucaí e Praça Getúlio Vargas.

SÁBADO SANTO - 31 DE MARÇO
“Na Espera do Ressuscitado, Caminhamos na Luz”.
7h - Oração da Manhã na Igreja Matriz de N. Sra. da Conceição.
8h – Oração da Manhã e Café Comunitário na Igreja Nossa Senhora das Mercês. Em seguida, atendimento das confissões. Noite Santa - Vigília Pascal.
18h (General Carneiro) - Benção do Fogo em frente à Igreja Cristo Luz. Procissão do Fogo Novo em direção a Igreja Matriz São Sebastião. Solene Vigília Pascal com participação de todas as Comunidades.
No final da missa, apresentação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo pelo Grupo de Teatro Zé da Semana Santa.
19h - Benção do Fogo Novo à porta da Igreja N. Sra. da Conceição e Solene Vigília Pascal. (Santa Missa Solene).
19h – (Ravena) Início da Vigília Páscoa comBênção do Fogo Novo. Comunidade N. Sra. do Rosário:Procissão da Luz até a Comunidade N. Sra. Aparecida.
20h – Bênção do Fogo Novo na praça do Largo de São Francisco e Solene Vigília Pascal na Igreja de São Francisco.

 

DOMINGO DE PÁSCOA E RESSUREIÇÃO DO SENHOR - 01 DE ABRIL
“Cristo Ressuscitou, Aleluia!!!”.


6h - Santa Missa na Igreja Matriz de N. Sra. da Conceição.
7h (General Carneiro) – Celebração na Comunidade do Sagrado Coração de Jesus.
7h (General Carneiro) – Celebração na Comunidade Santa Rita.
7h (Ravena) - Celebração Eucarística naComunidade Divino Espirito Santo, bairro Siqueira. 7h30- Solene Missa da Ressurreição no adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Em seguida, Procissão do Triunfo até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição com as três Bênçãos Solenes do Santíssimo.
Itinerário: Praça Melo Viana, Rua Borba Gato, Praça Antônio Albuquerque, Rua do Carmo, Rua Zoroastro Viana Passos, Rua Marquês de Sapucaí e praça Getúlio Vargas.
Locais das bênçãos: Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
8h30 (General Carneiro) – Celebração na Comunidade São José Operário.
8h30 (General Carneiro) – Celebração na Comunidade Matriz.
9h (Ravena) - Celebração Eucarística na Comunidade São José, bairro Lava Pés.
10h (General Carneiro) – Celebração na Comunidade N.Sra Aparecida.
10h (General Carneiro) – Celebração na Comunidade Cristo Luz.
18h (Ravena) - Missa na Praça da Igreja Matriz N. Sra. da Assunção e procissão seguida com as trêsBênção do Santíssimo Sacramento.
19h – Santa Missa na Igreja Matriz N. Sra. da Conceição.
19h30 – Missa na Igreja de Nossa Senhor das Mercês.

PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO:
Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Paróquia São Sebastião de General Carneiro
Paróquia Nossa Senhora da Assunção de Ravena

APOIO:
Prefeitura de Sabará - Administração 2017-2020