ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1

São Gonçalo do Rio Abaixo

Região das riquezas

História e Palavra do Prefeito

História de São Gonçalo do Rio Abaixo

 

O Arraial que deu origem ao núcleo urbano do município de São Gonçalo do Rio abaixo, teve seu início ao alvorecer do século XVIII com a fixação do fenômeno bandeirante.

Em 1704 o desbravador Antônio Bueno encontrou minas ricas e abundantes, ao longo do Ribeirão Santa Bárbara trajeto do qual originou São Gonçalo entre 1710 a 1720. Em 1831, Manoel Dias de Freitas, juiz de paz, relatava um número de 2834 habitantes sendo 1750 livres e 1084 cativos. A localidade contava com conjunto arquitetônico de antigas fazendas, 13 engenhos de cana, 3 fábricas de ferro e 8 mineiros. Sua vocação aurífera era explorada por ingleses ao longo do Ribeirão Santa Bárbara e suas terras compunham-se de pequenas planícies e campos de criar.

O nome da cidade tem estreita relação com a origem das famílias Aranda, Moreira e os Barcelos Costa, estes de origem portuguesa, visto que São Gonçalo do Amarante é santo Português. Em primeiro de junho de 1850, o antigo curato de São Gonçalo do Rio Abaixo filial da matriz de Santa Bárbara foi elevado à paróquia e seu primeiro vigário foi Manuel Antônio de Souza Vinagre. Sua emancipação ocorreu em 30 de dezembro de 1962.

Hoje a cidade guarda em suas ruas e avenidas resquícios dos tempos áureos em que desbravadores corriam pelas terras brasileiras em busca de riquezas há cerca de 300 anos.

Casarões e igrejas centenárias dividem espaço, com construções modernas, com respeito ao patrimônio histórico e ao meio ambiente.

Palavra do Prefeito

 

São Gonçalo do Rio Abaixo vive uma época de realização de sonhos, crescimento, obras e investimentos. É cercada por atrativos naturais e históricos, únicos e seculares. São Gonçalo respira cultura, que se manifesta através da música, do artesanato, da religiosidade e do talento do seu povo.

Toda a realidade das ações desenvolvidas hoje no município comprovam sua vocação para ter, em curto prazo, a melhor qualidade de vida da região.

Um dos maiores Parques de Exposições do Médio Piracicaba e um moderno Centro Cultural funcionam como pólos irradiadores de cultura. Igrejas históricas remetem a época do ciclo do ouro. Uma delas, a Igreja Matriz, possui em seu adro um dos maiores cruzeiros da América Latina. As receitas passadas de pai para filho, o sabor dos produtos produzidos é outro atrativo de dar água na boca. E, das mãos delicadas dos são-gonçalenses, surgem peças de artesanato que se diferem pela sutileza e criatividade.

Venha conhecer São Gonçalo, estaremos de portas abertas para te receber.

Raimundo Nonato Barcelos
Prefeito Municipal