ACHMG
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1

São Gonçalo do Rio Abaixo

Região das riquezas

Publicada em: 16 de maio de 2012

Série Grandes Concertos: Grupo de Percurssão da UFMG


Região: Região das Riquezas
Município: São Gonçalo do Rio Abaixo
Local: Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo
Data: 02 de junho de 2012
Organização: Aulus Rodrigues (por meio de projeto de Lei de Incentivo à Cultura)
Informações: Telefone: ( )

Descrição:

No dia 02 de junho (sábado), às 20 horas, o Centro Cultural São Gonçalo do Rio Abaixo recebe a apresentação do Grupo de Percussão da UFMG, com entrada franca. O grupo se apresentará com uma grande diversidade de instrumentos de percussão, como marimba, xilofone, caixa, tom-tom, bumbo e pratos, além de instrumentos típicos brasileiros e fontessonoras inusitadas.

O Grupo de Percussão da UFMG, coordenado pelo professo e Fernando Rocha, nasceu em 1998 e, desde então, tem participado de vários eventos em âmbito local, nacional e internacional. Em 2004 o grupo organizou e realizou a abertura da primeira edição do FIM (Festival Internacional de Música de Belo Horizonte). Neste mesmo ano, lançou o CD “Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda” que foi indicado ao Prêmio TIM. Nos seus 14 anos deexistência, o grupo realizou inúmeras primeiras audições, em Belo Horizonte, de obras importantes da música contemporânea, de autores como John Cage, Steve Reich, Edgar Varèse, Minoru Miki, Louis Andriessen além de ter estreado várias obras de compositores de Belo Horizonte. Em 2012, o grupo está realizando uma série de concertos em Inhotim como parte do Ciclo de Música Contemporânea.

Fernando Rocha é Doutor em Música pela McGill University (Montreal, Canadá), Mestre em Música pela UFMG e Bacharel em Percussão pela UNESP. A série Grandes Concertos teve início no mês de março e tem como objetivo apresentar um programa mensal especialmente voltado para a música clássica de qualidade, com artistas de reconhecimento nacional e internacional. Este é um projeto idealizado e produzido pelo músico

Aulus Rodrigues e realizado com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de São Gonçalo do Rio Abaixo.