ACHMG
REGIÃO DAS
Tradições
  1. Caeté
  2. Lagoa Santa
  3. Pitangui
  4. Sabará
  5. Santa Luzia
A Associação
Palavra do Presidente
Bem-vindo ao nosso Portal!

A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais vive um momento de amadurecimento e consolidação de sua atuação no Estado. Passamos de 19 cidades filiadas para 33. Mais articuladas e dinâmicas, as cidades históricas contam agora com um fórum próprio e democrático para o debate de problemas e soluções que atingem nossos municípios.

O ano de 2013 ficará na história da luta pela preservação dos bens históricos brasileiros. Anunciado em agosto passado, em nossa São João del-Rei, pela presidenta Dilma Rousseff, o PAC-Cidades Históricas será o maior investimento público destinado à preservação da história do Brasil. Em Minas Gerais, oito municípios foram contemplados (Belo Horizonte, Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Serro). O momento é auspicioso, mas requer mais planejamento e integração das cidades que por anos não projetaram o seu crescimento e assistiram a riqueza de seu povo ser devastada pela inoperância e desconhecimento.




A articulação institucional será uma prioridade para as cidades que caminham juntas pela construção de um modelo de gestão moderno para solucionar velhos problemas. Além da salvaguarda de nosso patrimônio, buscamos o desenvolvimento integrado a uma política de preservação, garantindo emprego e renda sem negociar as identidades de nossa gente.

As cidades históricas mineiras são a melhor maneira de se conhecer uma importante parte da história brasileira, como os ciclos do ouro, do diamante e do café. Minas Gerais foi terra de revoltas populares. Aqui ainda permanece a veia contestadora que tão bem fez ao Brasil. A arquitetura e gastronomia daquela época estão ainda presentes em nossos municípios e seguem preservando tradições e gostos de séculos passados.

Garantir desenvolvimento econômico sem abrir mão de nossa identidade é para nós um compromisso.

Salvar o patrimônio e preservar nossa história é uma tarefa que faremos juntos!


Forte abraço,

Professor Helvécio Reis, Prefeito de São João del-Rei
Presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais
Vice-presidente da Associação Brasileira das Cidades Históricas e Turísticas