ACHMG
REGIÃO DAS
Tradições
  1. Caeté
  2. Lagoa Santa
  3. Pitangui
  4. Sabará
  5. Santa Luzia
Programas de Rádio
Cidades Históricas de Minas divulga São Thomé das Letras

O cidades históricas de Minas hoje vai te levar para conhecer a bela, mística e inusitada São Thomé das Letras, cidade erguida sobre a pedra, no alto de uma montanha. São Thomé é conhecida por ser a cidade mais mística do Brasil e por ter um dos mais belos pôr do sol do país.

Tudo começou com a lenda da aparição do santo Tomé para um escravo fugido que vivia em uma das suas grutas. Essa gruta hoje se encontra ao lado da igreja que foi construída em homenagem ao Santo, bem no centro da cidade. A praça central de São Thomé das Letras tem além da lendária Gruta e da imponente igreja, um dos mais belos casarios históricos de Minas Gerais, pois as casas foram construídas com pedras sobrepostas, formando um cenário de rara beleza, é realmente de encher os olhos.

Por sua altitude, com mais de 1400 metros, em vários pontos da cidade é possível ter uma visão de 360 graus, descortinando toda a descomunal beleza da região sul mineira. Outro destaque da cidade são as belas e charmosas lojas de artesanato e suvenires, onde se pode encontrar lembranças da cidade e inúmeros artigos esotéricos. São Thomé das Letras é privilegiada por suas cachoeiras, pois todas são belíssimas e de fácil acesso. A cidade é constantemente utilizada como cenário para produção de comerciais, videoclipes, filmes e novelas.

Se São Thomé das Letras é um brinco, o belo distrito de Sobradinho é a pérola, que além do concorrido passeio por dentro de uma Gruta que termina defronte a uma pequena cachoeira, tem ainda inúmeras caminhadas a poços para banho e dezenas de cachoeiras em seus arredores, todos muito bem preservadas.

Para saber mais sobre São Thomé das Letras, visite o Portal: cidadeshistoricasdeminas.com.br ou entre em contato com a Diretoria de Turismo do município, pelo telefone (35) 3237-1276. Programe-se e vá conhecer essa que é uma das mais antigas e representativas cidades históricas de Minas Gerais.

O Cidades Históricas de Minas é uma realização da AMIRT – Associação Mineira de Rádio e Televisão com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Tem a produção e apresentação de Petrônio Souza Gonçalves e os trabalhos técnicos da Agência AMIRT de Comunicação.

Clique aqui para ouvir

Cidades Históricas de Minas divulga Congonhas

Por: Agência Amirt 25/07/2018 10:33

O programa Cidades Históricas de Minas dessa semana vai te levar para conhecer a bela e emblemática cidade de Congonhas, que tem em seu Santuário do Bom Jesus de Matosinhos uma das imagens síntese de Minas. O Santuário de Congonhas é Patrimônio Cultural da Humanidade, tombado pela UNESCO, e sua beleza é reproduzida em todo o planeta, sendo atrativo de turismo mundial, além de receber uma das maiores romarias do Estado e do Brasil.

Compõe o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos a portentosa Basílica do Bom Jesus, as seis Capelas dos Passos da Paixão, que abrigam sete cenas que representam os últimos momentos de Cristo, e os 12 profetas. O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é considerada a obra maior de Aleijadinho e reúne um dos maiores conjuntos barrocos das Américas, configurando um dos mais belos museus a céu aberto do mundo.

Ao lado do Santuário se encontra também o belo e arrojado Museu de Congonhas, concebido como espaço de interpretação do sítio histórico do Santuário, conferindo ao conjunto um valor transcendente e de múltiplos significados. O Museu conduz o visitante a uma experiência de fruição estética, sensorial e intelectual e tem ainda salas para exposições, reserva técnica, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria e anfiteatro ao ar livre.

E nem só de história vive Congonhas, pois a 5km do centro histórico encontra-se o Parque da Cachoeira, que tem completa estrutura de lazer, com dez piscinas de água corrente, quadras poliesportivas, campo de futebol, playground, churrasqueiras e quiosques, anfiteatro, restaurante, lanchonete, camping e estacionamento.

Para saber mais sobre Congonhas, visite o Portal: cidadeshistoricasdeminas.com.br ou entre em contato com a Diretoria de Turismo do Município, pelo telefone (31) 3732-2233.Programe-se e vá conhecer essa que é uma das mais antigas e representativas cidades históricas de Minas Gerais.

O Cidades Históricas de Minas é uma realização da AMIRT – Associação Mineira de Rádio e Televisão com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Tem a produção e apresentação de Petrônio Souza Gonçalves e os trabalhos técnicos da Agência AMIRT de Comunicação.

Cidades-Historicas-Congonhas