ACHMG
REGIÃO DAS
Tradições
  1. Caeté
  2. Lagoa Santa
  3. Pitangui
  4. Sabará
  5. Santa Luzia
Programas de Rádio
Programa de rádio divulga o maior caminho da fé do Brasil

O Cidades Históricas de Minas hoje vai te levar para conhecer o CRER – Caminho Religioso da Estrada Real, o maior roteiro turístico religioso do Brasil, que liga a Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, no Estado de São Paulo.

A Basílica de Nossa Senhora da Piedade, ponto inicial do caminho, fica na Serra da Piedade, na histórica cidade de Caeté, e a Basílica de Nossa Senhora Aparecida fica na cidade de Aparecida, no Estado de São Paulo. O Caminho CRER passa por 38 municípios, sendo 32 municípios mineiros e seis cidades no Estado de São Paulo e tem 600km de extensão.

Comparado ao caminho de São Thiago de Compustela, na Espanha, o CRER é pouco conhecido pelos brasileiros e principalmente pelos mineiros, e no seu trajeto pode-se reviver as passagens dos bandeirantes pelas Minas Gerais; conhecer as histórias das primeiras igrejas e povoados, além de vivenciar momentos de contemplação, de autoconhecimento, de superação, de espiritualização e de transformação.

O CRER tem o envolvimento das comunidades locais e o foco na sustentabilidade e ele pode ser feito a pé, a cavalo, de bicicleta ou de carro. Tudo isso em um cenário de templos barrocos, casario colonial, comunidades com forte devoção religiosa e belíssimas paisagens. O Caminho é todo mapeado e estruturado, com informações dos trajetos, pontos turísticos, pousadas, restaurantes e distâncias. Para ter esses dados é necessário aos caminhantes fazer o credenciamento na unidade gestora do Caminho quando se tem acesso também ao passaporte e todas as orientações detalhadas do CRER.

O Caminho tem na Serra da Piedade seu ponto mais alto, 1696 metros de altitude, dali ele passa pelo Pico do Itacolomi, do Itabirito e de Ouro Branco, seguindo em direção ao Campo das Vertentes, alcança o Sul de Minas, e a Serra da Mantiqueira, que faz a divisa natural entre Minas Gerais e São Paulo, onde as nascentes seguem em direção ao vale do Rio Paraíba do Sul, até seu ponto final, em Aparecida.

Para saber mais sobre o CRER é só acessar o site oficial: www.caminhoreligiosodaestradareal.com ou entrar em contato com a gestora do Caminho, pelo telefone 31 – 3564-4833, onde você receberá as orientação para fazer o mais belo caminho da fé do Brasil.

Clique aqui para ouvir.

Programa visita a Semana do Turismo e da Música de Itabira

O programa de rádio Cidades Históricas de Minas desta semana vai te levar para conhecer a cidade da poesia, Itabira, a terra do poeta maior Carlos Drummond de Andrade, que está em festa neste mês de setembro, com a Semana da Música e do Turismo de Itabira. E são muitos os eventos que acontecem em toda a cidade, sempre com entrada franca. Além dos shows programados, Itabira está pronta para receber o turista e mostrar seus encantos, como os Caminhos Drummondianos, com 40 placas que trazem os poemas fixados em locais, momentos e personagens que inspiraram a sua obra do poeta Carlos Drummond de Andrade. Na verdade, os Caminhos Drummondianos são os caminhos da mais pura e verdadeira poesia, in loco. Lá há ainda Memorial projetado por Oscar Niemeyer, uma Fundação Cultural com teatro e salas, a Casa onde viveu e a fazenda onde nasceu o poeta, todos transformados em locais dedicados a obra daquele que é considerado o maior poeta brasileiro.

Itabira possui ainda belas cachoeiras em seus arredores, como o já conhecido distrito de Ipoema, que além das belezas naturais tem ainda o Museu do Tropeiro, onde se pode fazer uma viagem no tempo, conduzida pelas relíquias das tropas que possibilitaram o povoamento da região das Minas. Noutro distrito, o de Senhora do Carmo, há um grande Centro de Tradições, com uma programação cultural intensa, dedicada exclusivamen4te à preservação das manifestações culturais verdadeiras.

Para saber mais sobre Itabira, entre em contato com a Secretaria de Turismo do Município, pelo telefone 31 – 3839-2525 ou visite o Portal cidadeshistoricasdeminas.com.br.Programe-se e vá conhecer essa que é uma das mais importantes cidades históricas mineiras.O Cidades Históricas de Minas é uma realização da AMIRT – Associação Mineira de Rádio e Televisão com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Tem a produção e apresentação de Petrônio Souza Gonçalves e os trabalhos técnicos da Agência AMIRT de Comunicação.

Por: Agência Amirt 26/09/2018 12:23

Clique aqui para ouvir.