ACHMG
REGIÃO DAS
Tradições
  1. Caeté
  2. Lagoa Santa
  3. Pitangui
  4. Sabará
  5. Santa Luzia
Programas de Rádio
Programa Cidades Históricas de Minas vai a Januária

O programa de rádio Cidades Históricas de Minas vai a bela e surpreendente Januária, no extremo norte de Minas, na região conhecida como os Gerais

Januária é abençoada pelas águas do Rio São Francisco, que circundam todo o município, deixando as suas margens inúmeras praias de água doce, onde turistas tomam banho de rio em cenário paradisíaco.

Mas é no interior de Januária que se encontra um dos mais belos cenários do Mundo, desconhecido dos brasileiros e dos mineiros, que está em fase de tombamento pela UNESCO, o inimaginável Vale do Peruaçu, o maior conjunto de Cavernas da América Latina, com arte rupestre pré-histórica e sítios arqueológicos milenares. O Parque Nacional de Cavernas do Peruaçu é estruturado para receber o turismo e possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos. O Peruaçu é um assombro de beleza descomunal, que se superar em cada uma das suas mais de 140 cavernas catalogadas, além de 80 sítios arqueológicos. Pela beleza ali encontrada, preservada e intocada, o Peruaçu será um dos destinos mais visitados no turismo nacional.

Conhecida como uma cidade hospitaleira, Januária tem muito mais que seu centro histórico, seu belo centro de artesanato e suas lojas de cachaças, conhecidas e reverenciadas mundialmente. As lojas são mantidas pelos alambiques e mantém espaço para degustação, todas são bem estruturadas para receber o turista.

Para saber mais sobre Januária, visite o Portal: cidadeshistoricasdeminas.com.br ou entre em contato com a secretaria de Turismo do Município, pelo telefone 38 – 3621-2656. Programe-se e vá conhecer essa que é uma das mais belas e preservadas cidades históricas de Minas Gerais.

O Cidades Históricas de Minas é uma realização da AMIRT – Associação Mineira de Rádio e Televisão com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Tem a produção e apresentação de Petrônio Souza Gonçalves e os trabalhos técnicos da Agência AMIRT de Comunicação.

Januária é destaque no programa Cidades Históricas desta semana

Programa Cidades Históricas divulga Diamantina

O programa de rádio Cidades Históricas de Minas dessa semana vai te levar para conhecer Diamantina, cidade mineira tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e ponto final da Estrada Real

Muitos são os encantos e as belezas de Diamantina, pois o seu conjunto histórico remanescente do século XVII está totalmente preservado e conta com mais de 1.300 imóveis tombados pelo IPHAN, além da beleza natural da Serra dos Cristais, que circunda toda a cidade, fazendo um cenário cinematográfico.

E muitos foram os filmes, novelas e minisséries rodados em Diamantina, sempre ressaltando suas belezas, histórias e personagens mundialmente conhecidos, com a Chica da Silva e o presidente Juscelino Kubitschek. A memória dessas importantes figuras permanece viva na cidade até os dias de hoje.

Diamantina possui 46 atrativos catalogados dentro da categoria histórico-cultural, com destaque para o Mercado Velho, Casa da Glória, Museu do Diamante, Casa de Juscelino, entre muitos outros, preservando a história de Minas e do Brasil. O município possui ainda 112 atrativos naturais catalogados, como cachoeiras, grutas, cavernas, além de distritos e povoados.

Outro ponto de destaque de Diamantina é a mundialmente conhecida Vesperata, que configura como um dos mais belos espetáculos musicais do Brasil, quando as janelas dos sobrados são tomadas por músicos e bandas, compondo em pleno centro histórico uma das maiores apresentações musicais a céu aberto do país, que acontece nos finais de semana entre os meses de abril a outubro.

Para saber mais sobre Diamantina visite o Portal: cidadeshistoricasdeminas.com.br ou entre em contato com a secretaria de Turismo do Município, pelo telefone 38 – 3531-9532. Programe-se e vá conhecer essa que é uma das mais belas e preservadas cidades históricas de Minas Gerais.

 

Diamantina é destaque no programa Cidades Históricas desta semana