ACHMG
REGIÃO DAS
Tradições
  1. Caeté
  2. Lagoa Santa
  3. Pitangui
  4. Sabará
  5. Santa Luzia
Programas de Rádio
Cidades Históricas visita as exposições em Congonhas

O Cidades Históricas de Minas hoje vai te levar para conhecer as belíssimas Exposições Natalinas do arrojado Museu da cidade de Congonhas, que fica a 90km de Belo Horizonte, junto ao Patrimônio Cultural da Humanidade, os Profetas de Aleijadinho.

São duas as exposições que estão abertas para visitação no Museu de Congonhas, ambas carregadas de simbolismos que remetem às celebrações natalinas, sendo elas: “Presépios do Brasil – Coleção Fundação de Arte de Ouro Preto” e “Anunciação e Fé – Obras de João Nepomuceno”.

As exposições foram abertas no início do mês de novembro e estarão disponíveis para o público até o Dia de Reis, 6 de janeiro de 2019.A exposição “Presépios do Brasil” reúne 22 das mais belas criações premiadas durante os 46 anos do Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto. A mostra tem o intuito de valorizar e difundir a criatividade do povo brasileiro, recriando cenários e releituras das passagens bíblicas do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ao lado dos presépios de artistas de todo Brasil, o turista poderá conferir a exposição audiovisual “Anunciação e Fé”, composta por 35 imagens captadas pela fotógrafa congonhense Eliane Gouvea. São fotos das pinturas de João Nepomuceno que fazem parte do acervo permanente da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. A obra retrata, em três grandes temáticas o ciclo de vida da Virgem Maria, a infância e vida pública de Cristo e a Paixão e Morte. João Nepomuceno nasceu em 1752 na cidade de Mariana e viveu em Congonhas durante 13 anos. O artista foi um dos mais atuantes pintores da arte colonial mineira do Século XVIII.

Além das exposições no Museu, Congonhas é conhecida pela tradição de seus presépios que são montados por moradores em suas casas e ficam abertos para visitação, como o já conhecido presépio da casa de Roberto Gomes, que o expõem desde o ano de 1987. Assim como Roberto, outro congonhense que faz questão de manter viva a tradição natalina na família é Luiz Gonzaga Pinto, o Luizinho, que mantém o costume desde 1953.

Para saber mais sobre as exposições e dos presépios de Congonhas, entre em contato com a direção do Museu, pelo telefone: 31 – 3732-2526.

Programa-se e vá conhecer as belezas da cidade que é patrimônio da Humanidade e que está em festa nessa época natalina.

Clique aqui para ouvir.

Cidades Históricas apresenta o Festival da Jabuticaba de Sabará

O programa Cidades Históricas de Minas hoje vai te levar para conhecer um dos mais tradicionais e saborosos festivais de Minas Gerais, o Festival da Jabuticaba, que acontece anualmente em Sabará, a 35km de Belo Horizonte.

A cada ano que passa o Festival da Jabuticaba fica maior e melhor. Devido ao grande sucesso da última edição, neste ano ele ganhou mais um dia em sua programação. O evento acontecerá entre os dias 15 e 18 de novembro, no centro histórico de Sabará, onde será montado um verdadeiro circuito gastronômico e cultural, com venda da jabuticaba fresca, seus derivados e pratos elaborados por chefs de cozinha. Ele terá ainda barraquinhas de comidas típicas, shows e feira de artesanato.

Licores, geleias, sorvetes, vinhos, molhos, entre muitas outras delicias estão entre os derivados da jabuticaba que estarão disponíveis para degustação e venda durante o evento, com preços que variam entre R$3,00 e R$40,00. Serão vinte e seis estandes de produtos derivados e dezessete dedicados a gastronomia que ficarão abertos ao longo do dia.

A grande novidade neste ano é a Vila do Artesanato, um espaço que será montado especialmente para o mais significativo artesanato do município, contando com a tradicional palma barroca, renda turca de bicos e oratórios. Outro grande atrativo do Festival é o “Cozinha Show”, onde o público poderá assistir às oficinas apresentadas em praça pública e totalmente gratuitas, com interação entre participantes. Anualmente o Festival recebe cerca de 120mil em seus quatro dias de festa.

Para saber mais sobre o Festival da Jabuticaba, entre em contato com a secretaria de Turismo de Sabará, pelo telefone: 31 – 3671-1403 ou acesse o portal: cidadeshistoricasdeminas.com.br.

Programe-se e vá conhecer esse que é um dos mais concorridos festivais de Minas Gerais.

Clique aqui para ouvir