ACHMG
Sabores da Região das Manifestações

Um roteiro pelos olivais e azeites de BAEPENDI: Muito mais do que um alimento, o néctar das oliveiras é parte de Baependi, terra de Nhá Chica. Ao vivenciar essa rota, o turista conhece a fábrica de produção de azeite e colhe os frutos das azeitonas, que dão origem ao azeite de paladar e aroma refinados da marca Olivais do Vale do Gamarra. Mais informações: www.olivaisgamarra.com.br

 

CAMPANHA é o berço do Sul de Minas. Rica em patrimônio cultural possui congadas e folias, cantos e sons, carros de bois, sobrados históricos e igrejas majestosas. Terra da religiosidade e de Padre Vitor, o primeiro padre ex-escravo do Brasil, Campanha tem em sua culinária típica os deliciosos e variados pratos preparados no fogão a lenha: batata com alho, costela no bafo, filé alto ao alho e torresmo sequinho.

 

O Festival de Gastronomia Rural de ITAPECERICA é realizado sempre no final de semana do feriado de Corpus Christi e atrai turistas e apreciadores da boa culinária, que vivenciam a típica comida mineira, muito rica e variada. Baseada nos produtos de fundo de quintal (o milho, o fubá, o quiabo, a couve, o porco e a galinha), as misturas dos ingredientes e temperos preparados no fogão a lenha dão lugar ao feijão tropeiro, arroz com suã, bolinho de milho verde, galinhada, canjiquinha com costelinha, feijoada, tutu tonto com linguiça e chouriço.

 

PRADOS possui reconhecimento internacional devido à qualidade e originalidade de seu artesanato. Às margens da Estrada Real, a 4 km da sede do município, quem viaja pela cidade revive o Brasil Colonial saboreando um feijão tropeiro, no Restaurante Grotão. No distrito pradense de Vitoriano Veloso, conhecido pelo nome de “Bichinho”, o famoso frango com ora-pro-nóbis do Restaurante Tempero da Ângela conta importante história da típica comida mineira.

 

O Festival de Gastronomia Italiana Colônia Viva acontece entre os dias 12 e 15 de outubro, em SÃO JOÃO DEL-REI, cidade onde os sinos falam. Promovido pelo Instituto Vertentes e a Prefeitura Municipal, o Festival resgata a memória do município e o reconhecimento dos grupos italianos como um dos pioneiros e construtores da formação da identidade cultural são-joanense. A gastronomia constitui uma das mais importantes representações étnicas da cidade.

 

SÃO THOMÉ DAS LETRAS, cidade mística de Minas, é um destino concorrido. As belezas naturais, as construções rústicas em pedra e a comida artesanal são produtos de sucesso. Prova disso é a Rede Alquimista, que possui três restaurantes no município e produz todas as receitas em panelas de pedra sabão. Os diferentes pratos típicos, as cervejas artesanais, as cachaças diferenciadas e as massas são as especialidades da casa.

 

 

Reconhecida pela excelência à mesa, a cidade de TIRADENTES realiza o Festival Internacional de Gastronomia, considerado o mais importante certame do segmento no país.  A festa sempre acontece durante a segunda quinzena de agosto e oferece ao público uma agenda diversificada de cursos, palestras, aulas ao vivo e muita comida boa com a participação de chefs convidados e profissionais de cozinha de todo o mundo.