ACHMG
Sabores da Região das Riquezas

BARÃO DE COCAIS é o destino para saborear maravilhosas quitandas e a indescritível goiabada cascão, patrimônio do município. Tradicionalmente, no primeiro final de semana de maio, é realizado o Festival da Quitanda & Festival da Goiabada Cascão  na Vila Colonial de Cocais, distrito da cidade. O evento  oferece a oportunidade para se conhecer deliciosos quitutes feitos com ingredientes dos primórdios da Cozinha Mineira. Sabores, saberes e aromas irão surpreender o visitante. Informações: (31) 3837-7634

 

Viajar por BOM JESUS DO AMPARO é desfrutar de suas belezas naturais, como as cavalgadas que percorrem suas antigas fazendas. Depois de conhecer a Igreja de Bom Jesus do Amparo, o Cemitério dos Escravos, a Comunidade Quilombola de Felipe e hora de desvendar a cidade para degustação e compra de doces e quitandas, um convite imperativo que vai da visita ao pomar à mesa, deixando todos com um gostinho de quero mais.

 

CATAS ALTAS oferece aos visitantes diversos encantos gastronômicos. Além de quitandas, doces, queijos, cachaças e tantos outros produtos produzidos artesanalmente, destacamos o vinho de jabuticaba, sua história e seus valores vistos na memória e nas mãos dos moradores catas-altenses. Venha a Catas Altas desfrutar dessas maravilhas. Informações: Centro de Atendimento ao Turista (31) 3832-7192.

 

ITABIRA é a cidade natal do poeta Carlos Drummond de Andrade e capital estadual do tropeirismo. Sua cultura tropeira permanece viva no Museu do Tropeiro, situado no bucólico distrito de Ipoema, que servia como passagem de carregamentos e suprimentos que abasteciam a região. No lombo das mulas viajava uma riqueza histórica, que eternizou a culinária itabirana, repleta de carne de porco, linguiça, carne defumada, feijão e farinha; sempre regada a uma boa moda de viola.

 

SANTA BÁRBARA é a cidade natal de Affonso Penna, primeiro representante de Minas a ocupar a Presidência da República. Além de guardar preciosas riquezas históricas da arquitetura e arte colonial mineira, tem uma identidade gastronômica local  legitimada por muitas famílias de apicultores, sendo intitulada “Terra do Mel”. Visite a Casa do Mel! Lá, você poderá adquirir produtos de mel e seus derivados.